fbpx

Cid Moreira

Biografia

FOTO Cid MoreiraCid Moreira é um é um jornalista, locutor e apresentador de televisão e cinema brasileiro nascido na cidade de Taubaté (SP) no dia 29 de setembro de 1927. Cid é famoso mundialmente por sua voz grave e singular, a qual impõe a sensação de um eco aos espectadores.

Cid Moreira começou na Rádio Difusora de Taubaté, como contador. Como sua voz era muito bonita e grave, foi convidado para ser locutor. Narrou documentários para cinema, meio no qual também apresentou o noticiário semanal Canal 100, cinejornal produzido por Carlos Niemeyer. Em 1954, atuou como ator no filme Angu de caroço, voltando ao cargo de narrador em 1958 no filme Traficantes do crime.

Apresentou, entre 1969 e 1996, o Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, sendo um recordista como um âncora que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal. A estreia do Jornal Nacional em 1° de setembro de 1969 foi coapresentada com Hilton Gomes. Hoje, Cid narra matérias para o programa da Rede Globo Fantástico.

Cid é célebre também pela gravação, feita em 2001, em áudio da Bíblia católica na íntegra e em linguagem atual. Os CDs com sua locução alçaram um enorme sucesso de vendas, chegando hoje a 30 milhões de cópias.

Aos 82 anos e 63 de carreira, Cid publicou o livro Boa Noite: Cid Moreira, a grande voz da comunicação do Brasil. O nome de sua biografia deve-se à sua frase “Boa Noite!”, uma frase de suas mais famosas a qual sempre diz ao encerrar uma matéria.

Filmografia

:: Filmografia como Locutor ::

1999 :: Histórias do Flamengo

:: Filmografia como Ator ::

1954 :: Angu de caroço

Bibliografia

:: Fontes de Referência ::

Livros:

MOREIRA, Fatima Sampaio. Boa Noite: Cid Moreira, a grande voz da comunicação do Brasil. São Paulo: Prumo, 2010.

PINHEIRO, Claudia; NIEMEYER, Carla. Canal 100: uma câmera lúdica, explosiva e dramática. Rio de Janeiro: DoisUm Produções, 2014.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Cid Moreira

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.