fbpx

Cidadão Boilesen (2009)

Trailer

Sinopse

POSTER Cidadao BoilesenAtravés da surpreendente vida de Henning Boilesen, do empresário dinamarquês e naturalizado brasileiro, o documentário revela a ligação política e econômica entre empresários e militares no combate à luta armada durante o regime militar brasileiro.

Assim, a partir de diversos depoimentos, o documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar. Seu apoio, assim como de muitos outros empresários, financeiro ao movimento de repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do Doi-Codi.

O filme mostra que ele, assim como empresários da Camargo Correa, Folha de São Paulo, entre muitos outros, financiaram a repressão, que torturou e assassinou estudantes, professores e militantes de esquerda no Brasil. Boilesen, diferentemente de quase todos, foi punido, sendo assassinado pelos militantes do MRT e ALN.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Cidadão Boilesen (2009) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Chaim Litewski
Produtores executivos: Chaim Litewski, José Carlos Asbeg e Pedro Asbeg
Fotografia: Cleisson Vidal, Paulo Jacinto dos Reis e Ricardo Lobo
Montagem: Pedro Asbeg
Som: Damião Lopes
Produção: Palmares Produção e Jornalismo

Prêmios

– É Tudo Verdade – Brasil
– Festival do Rio (Hors Concours) – Brasil
– Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana – Cuba
– HotDocs – Canadá

Bibliografia

Internet:

CLEISSON VIDAL. Disponível no endereço: http://www.cleissonvidal.com/. Acesso em: 27 de mar. de 2012.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.