fbpx

Cidadão Jacaré (2005)

Em 1941, os pescadores Jacaré, Tatá, Manuel Preto e Jerônimo viajaram de jangada, entre Fortaleza e Rio de Janeiro, para levar ao ditador Getúlio Vargas reivindicações trabalhistas. No ano seguinte, o cineasta Orson Welles veio ao Brasil rodar um episódio de seu longa-metragem It’s all True sobre a aventura dos pescadores. Durante as filmagens, Jacaré morreu em um acidente. Ele presidia a colônia de pescadores da Praia de Iracema e, na época, fizera denúncias sobre escândalos do mundo da pesca. O filme retrata Manuel Olímpio Meira, o Jacaré, como cidadão e líder.

Elenco

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Cidadão Jacaré (2005) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Petrus Cariry e Firmino Holanda

Brasil | Documentário | 55 min. | 2005 | CE

Bibliografia

Livros:

HOLANDA, Firmino. Orson Welles no Ceará. : , 2001.

Internet:

É TUDO VERDADE. . Disponível no endereço: http://etudoverdade.com.br/.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cidadão Jacaré. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cidadao-jacare/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.