fbpx

Cidade Pássaro (2020)

Anadi (O.C. Ukeje), um jovem músico que viaja da Nigéria para São Paulo em busca de notícias de Ikena (Chukwudi Iwuji), seu irmão mais velho, que recentemente rompeu todos os laços com a família.

Amadi, que sempre foi descontraído e despreocupado, se envolveu neste caso porque teme que o posto de irmão mais velho seja passado para ele, pois o mesmo teria de se tornar responsável e prover o sustento da família.

Em 2020, o filme Cidade Pássaro, dirigido por Matias Mariani teve sua première mundial na Mostra Panorama da 70ª edição do Festival de Berlim e foi exibido, no Brasil, na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Após sua passagem por Berlim com excelentes críticas internacionais, o longa foi vendido pela Netflix África. A estratégia do streaming foi promover a cultura nigeriana.

Desde a sua estreia, o filme já visto em 190 países, pela Netflix, e que o diretor entrou na lista do jornal Folha de São Paulo para se ficar de olho neste ano de 2021.

O longa-metragem, que aborda a temática negra e a questão dos refugiados, tem roteiro escrito a seis mãos, incluindo a roteirista nigeriana Chinka Anadu e a brasileira Francine Barbosa.

Cidade Pássaro foi inteiramente rodado em São Paulo, fazendo a cidade como um personagem na história de imigrantes. A cidade continua sendo construída por imigrantes – diversos povos vem para São Paulo, e um deles são os igbos.

Cidade Pássaro é protagonizado por dois atores nigerianos, conta a história de Amadi (OC Ukeje) que viaja para a capital paulista em busca de seu irmão Ikenna (Chukwudi Iwuji), o primogênito de uma família da etnia Igbo. Enquanto procura seu irmão, Amadi conhece uma vibrante comunidade de imigrantes, uma camada da população paulistana da qual pouco se fala. Emília (Indira Nascimento) é a principal ligação de Amadi com a cidade de São Paulo.

O.C. Ukeje
Chukwudi Iwuji
Indira Nascimento

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Cidade Pássaro (2020) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Matias Mariani
Roteiro: Matias Mariani, Chika Anadu, Francine Barbosa, Júlia Murat, Maíra Bühler e Roberto Winter
Produção: Matias Mariani, Juliana Funaro, Renata Wolter, Issis Valenzuela, Marie-Pierre Macia, Claire Gadéa e Junyoung Jang
Produtores Associados: André Novis e Abner Pastoll
Produção Executiva: Eduardo Nasser e Issis Valenzuel
Diretor de fotografia: Léo Bittencourt
Direção de Arte: Fernando Timba
Figurino: Cris Rose e Jeane Figueiredo
Montagem: Isabelle Dedieu e Luisa Marques
Som Direto: Gabriela Cunha
Desenho de Som: Xavier Thibault
Mixagem: Gilles Benardeau
Supervisão Musical: Peter Albrechtsen
Trilha Sonora: Flemming Nordkrog
Empresas Produtoras: Primo Filmes | Taiga Filmes | February | MPM Films
Empresa Produtora: Primo Filmes

Brasil/França | Drama | cor | 115 min. | 2020

Internet:

BRANDÃO, Myrna Silveira. Brasil na lista dos primeiros filmes do Festival de Berlim. Disponível no endereço: https://www.jb.com.br/cadernob/cinema/2019/12/1020992-brasil-na-lista-dos-primeiros-filmes-do-festival-de-berlim.html
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cidade Pássaro. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cidade-passaro/
VITRINE FILMES. Cidade Pássaro. Disponível no endereço: https://www.vitrinefilmes.com.br/filme/cidade-passaro/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.