fbpx

Cine Argus Teatro – Castanhal – PA

Histórico

FOTO Cine Argus TeatroInaugurado em outubro de 1944, com finalidade exclusiva para espetáculos teatrais e projeção cinematográfica, daí o nome Cine Argus Teatro, prática muito comum na época em que a exibição cinematográfica tentava se firmar dividindo espaço com peças teatrais, shows musicais e até apresentações circenses. Tudo isso acontecia no auditório do Cine Argus, alem de reuniões, palestras, colações de grau, congressos, cerimônias religiosas, festas, seção eleitoral, manifestações estudantis e sindicalistas.

De certa forma, isto refletia a personalidade do proprietário, Manoel Carneiro Pinto Filho, o Duca do Cinema, sempre atento e solícito às necessidades da comunidade que usufruía daquele que, por muitos anos, foi o único auditório da cidade.

Em meados da década de 1960, o velho prédio, metade madeira metade tijolo, foi reformado ganhando nova fachada e salão em alvenaria com modernas poltronas substituindo os antigos bancos corridos, de ripa.

O Cine Argus, encerrou suas atividades em outubro de 1995.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.