fbpx

Cine Art-Palácio – São Paulo – SP

Histórico

Cine Art-Palácio é uma sala de cinema localizada na Avenida São João, nº 419, no bairro da Sé, em São Paulo (SP).

Inaugurado originalmente com a denominação de Cine UFA Palacio (sigla da empresa alemã Universum Film AG, que custeou sua construção) em 13 de novembro de 1936, o cinema foi projetado pelo arquiteto brasileiro Rino Levi. O projeto era considerado bastante moderno para a época por já se preocupar com questões como a circulação de ar e a acústica.

A sala tinha capacidade para cerca de 3 mil pessoas. O nome Art-Palacio foi adotado em 1939. Algum tempo depois, as requintadas produções europeias deram lugar a filmes mais popularescos. Um dos artistas que consagraram essa fase foi o comediante Amacio Mazzaroppi, que fazia os lançamentos de suas películas no Art-Palacio, sempre no dia 25 de janeiro, data de aniversário de São Paulo.

A decadência da Cinelândia Paulista atingiu em cheio o local: a partir da década de 1980, perdeu de vez todo o charme ao exibir apenas filmes pornográficos. O fim definitivo veio em 2012. O hotel que funcionava junto do cinema ainda está ali. São cinco andares com diárias de 104 reais. A sala de cinema está abandonada.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.