fbpx

Cine Brasília – Santos – SP

Histórico

FOTO Cine Brasilia - SantosO Cine Brasília foi uma sala de cinema de rua na Avenida Pedro Lessa, no bairro Macuco, na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Foi o último cinema de bairro da cidade a fechar suas portas.

Com sua estética modernista que procurava emular a Brasília de Oscar Niemeyer e, assim como todos os outros cinemas de bairro, foi corroído por dois fatores que ajudaram a implantar no País o projeto da grande mídia idealizado pelo Golpe Militar de 1964: concentração do lazer exclusivamente na TV e, principalmente, a recessão econômica e hiperinflação. Não é à toa que cinemas de bairro viraram supermercados, igrejas evangélicas ou bingos – explorar a desesperança oferecendo alguma possibilidade de salvação, seja para o bolso ou para a alma. Esse é o projeto oculto: quanto pior o País, melhor para a grande mídia. Assim, sempre terá uma audiência deprimida e amedrontada. Por isso, fiel e isolada dentro de suas casas diante do neuroléptico da TV. Sem renda para usufruir do verdadeiro lazer, entretenimento e cultura oferecidos por cinemas e teatros.

Com a recessão econômica e portas fechadas, o Cine Brasília transformou-se em supermercado, passando de uma rede para outra. Outros cinemas de bairro da cidade como o São José, Gonzaga, Ouro Verde e Marapé viraram igrejas evangélicas, bingo, estacionamento e mais supermercados.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.