fbpx

Cine Candelária – Belo Horizonte – MG

Histórico

O Cine Candelária, também chamado simplesmente de Candelária, foi uma sala de cinema de rua localizada na Praça Raul Soares, nº 315, no Centro da cidade de Belo Horizonte (MG). Foi inaugurado no dia 11 de dezembro de 1952.

O Candelária já foi cartão-postal da cidade. Era considerado um dos maiores e mais confortáveis de BH. Foi inaugurado com capacidade para 2 mil de espectadores e figurou entre as salas de exibição mais tradicionais da cidade. Diversos filmes garantiram o charme do lugar até a década de 1970. A praça pegou carona na fama, pois parte da clientela se reunia no cartão-postal antes e depois das exibições.

Porém, os frequentadores da praça assistiriam também, mais de três décadas depois de sua inauguração, viu a derrocada do Cine andelária. A partir de 1983, o cinema passou a exibir apenas filmes pornográficos com cenas de sexo explícito devido à decadência e a prostituição que começaram a dominar a praça.

Em 01 de outubro de 2004, um grande incêndio destruiu parte do imóvel, que encontrava-se desativado desde 1995. Um estacionamento funcionou no térreo do prédio após fechamento do cinema, mas acabou desativado.

Com a revitalização da Praça Raul Soares que foi realizada recentemente, foi anunciado que o espaço iria dar lugar a um espaço, pré-batizado de Centro Tecnológico da Cidade, segundo uma notícia divulgada pelo FNDC – Forum Nacional pela Democratização da Comunicação ou em um equipamento público ligado à segurança, segundo o site oficial do Ministério das Cidades.

No ano de 2013, os Bombeiros controlaram o incêndio em um amontoado de lixo dentro do prédio do antigo Cine Candelária. Segundo relatos, o fogo começou mas quando os militares chegaram não havia grandes chamas. Muita fumaça tomou conta do imóvel que está fechado desde 1995.

Bibliografia

Internet:

ESTADO DE MINAS. Amontoado de lixo pega fogo no prédio do antigo Cine Candelária. Disponível no endereço: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/02/22/interna_gerais,352309/amontoado-de-lixo-pega-fogo-no-predio-do-antigo-cine-candelaria.shtml. Acesso em: 25 de maio de 2017.

FNDC – Forum Nacional pela Democratização da Comunicação. Disponível no endereço: https://www.fndc.org.br.

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cine-candelaria/

LOBATO, Paulo Henrique. Ao completar 80 anos, antigos desafios ainda rondam a Praça Raul Soares. In: ESTADO DE MINAS. Disponível no endereço: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/08/08/interna_gerais,791903/ao-completar-80-anos-desafios-ainda-rondam-a-praca-raul-soares.shtml. Acesso em: 25 de maio de 2017.

Ministério das Cidades. Disponível no endereço: https://www.capacidades.gov.br

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.