fbpx

Cine Guanabara – Rio de Janeiro – RJ

Histórico

O Cine Guanabara, também conhecido Cinema Guanabara, foi um cinema de rua carioca inaugurado em 1920. Funcionava num edifício localizado na esquina da Praia de Botafogo com a rua Professor Álvaro Rodrigues, no bairro de Botafogo.

De propriedade da Empresas cinemas São Luiz Ltda., o cinema era muito antigo e tinha uma característica de ser luxuoso, possuindo um lindo lustre no meio da sala, que transmitia um ar de suntuosidade ao ambiente. Na cabine de projeção, o Cine Guanabara operava dois projetores Simplex XL, de 35mm.

Com o passar do tempo, passou por diversas reformas e readequações, o que se refletiu à decadência de público, com seus programas duplos e preços promocionais. Sua lotação passou de 1.770 lugares (1937) para 1.192 lugares (1960) e, por fim, a 700 lugares (1977).

Encerrou as atividades em 30 de novembro de 1977. Mais uma tradicional sala de rara beleza no Rio que não resistiu à especulação imobiliária. Seu prédio foi demolido no fim da década de 1970.

Bibliografia

Livros:

GONZAGA, Alice. LIVRO – Palácios e Poeiras: 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Record/Funarte, 1996.

Internet:

PINTERST. https://br.pinterest.com/pin/337629303308542862/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.