Cine Mandaro – Niterói – RJ
O Cine Mandaro, também conhedcido como Cinema Mandaro, foi inaugurado em 1940, com 800 lugares, na Rua Dr. Paulo César, nº 329. Era de propriedade da família Mandaro, que posteriormente o passou para o empresário Benevenuto Lima, que o reformulou para uma capacidade 630 lugares e novos projetores de 35mm.
Apesar de não ter luxo (cadeiras eram de madeira e não tinha ar-condicionado, apenas ventiladores), era muito popular por ficar em frente ao ponto de bonde e num local de grande movimento. Tinha funcionamento diário, com uma média anual 280 sessões, com 166.038 espectadores.
O cinema fechou em 1974, para virar um supermercado Chave de Ouro, que colocou um enorme letreiro tapando a bela fachada art déco original. Hoje o imóvel abriga um supermercado da Rede Multi Market que sobrepôs um banner sobre a fachada do Chave de Ouro.
A lateral do supermercado, entretanto, mantém-se como o cinema era originalmente, inclusive com os respiradores verticais – janelas que permitiam a ventilação do interior, mas barravam a entrada de luz. Um detalhe interessante é o que parece ter sido a saída – provavelmente de serviço e de emergência – na lateral dos fundos do Mandaro, ainda visível.
Livros:
FREIRE, Rafael de Luna. Cinematographo em Nictheroy: história das salas de cinema de Niterói. Niterói: Niterói Livros, 2013.
Internet:
BLOG CINEMA MAFALDA. http://cinemafalda.blogspot.com.br/2010/01/niteroi.html