fbpx

Cine Mandaro – Niterói – RJ

Histórico

FOTO Cine Mandaro 01O Cine Mandaro, também conhedcido como Cinema Mandaro, foi inaugurado em 1940, com 800 lugares, na Rua Dr. Paulo César, nº 329. Era de propriedade da família Mandaro, que posteriormente o passou para o empresário Benevenuto Lima, que o reformulou para uma capacidade 630 lugares e novos projetores de 35mm.

Apesar de não ter luxo (cadeiras eram de madeira e não tinha ar-condicionado, apenas ventiladores), era muito popular por ficar em frente ao ponto de bonde e num local de grande movimento. Tinha funcionamento diário, com uma média anual 280 sessões, com 166.038 espectadores.

O cinema fechou em 1974, para virar um supermercado Chave de Ouro, que colocou um enorme letreiro tapando a bela fachada art déco original. Hoje o imóvel abriga um supermercado da Rede Multi Market que sobrepôs um banner sobre a fachada do Chave de Ouro.

A lateral do supermercado, entretanto, mantém-se como o cinema era originalmente, inclusive com os respiradores verticais – janelas que permitiam a ventilação do interior, mas barravam a entrada de luz. Um detalhe interessante é o que parece ter sido a saída – provavelmente de serviço e de emergência – na lateral dos fundos do Mandaro, ainda visível.

Bibliografia

Livros:

FREIRE, Rafael de Luna. Cinematographo em Nictheroy: história das salas de cinema de Niterói. Niterói: Niterói Livros, 2013.

Internet:

BLOG CINEMA MAFALDA. http://cinemafalda.blogspot.com.br/2010/01/niteroi.html

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.