fbpx

Cine Popular – Dores de Campos – MG

Histórico

Por volta dos anos 1925 e 1930, o Sr. João Sena (Memeca), montou o Cine Popular. Trata-se do primeiro cinema, que a princípio funcionava com energia de um gerador movido à gasolina.

Quando chegou o primeiro sistema de energia, já na década de 1930, passou a utilizar, no lugar do gerador, a energia fornecida pela hidrelétrica Azevedo e que de vez em quando caía a potência e logo a energia era restabelecida pelo gerador. Os filmes eram exibidos por uma projetora apenas e por razões técnicas – quando o filme arrebentava ou havia queda de energia – o filme era interrompido por alguns instantes.

Era ainda o cinema mudo acompanhado por uma orquestra, ao vivo, que entoavam a musica de acordo com as cenas: se romântica, drama, ação ou comédia. Geralmente, a exibição dos filmes era feita aos domingos e quando chegava algum filme, que vinha através da Ferrovia Oeste Mineiro, a divulgação era disputada pela garotada, em troca de entrada grátis.

A divulgacão era feita através de um cartaz com a foto do filme a ser exibido e fazendo um pouco de alarido, com um sincerro (pequenos sinos, que se usava no peitoral do burro de guia, nas tropas). A garotada percorria algumas ruas principais da cidade para que a população se informasse sobre a programação do cinema.

O Sr. João Sena, com visão de negócios, contratava Terezinha Rodrigues para vender picolé. Na época, por não haver refrigeradores, os picolés vinham de São João Del-Rei acondicionados em uma barrica, na qual, ao fundo, eram colocadas barras de gelo e forradas com serragem, para que, dessa forma, mantivesse os picolés em condições de serem consumidos.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.