fbpx

Cine Rex – Juiz de Fora – MG

Histórico

O Cine Rex foi uma sala de cinema de rua em Juiz de Fora (MG) inaugurado em 1925. Trata-se de uma das raras salas de cinema que funcionavam fora do centro de Juiz de Fora, era localizado na rua Doutor Duarte de Abreu, nº 58, no bairro Mariano Procópio. Foi um dos empreendimentos de exibição cinematográfica com a mais longa história da cidade.

O Cine Rex permaneceu em atividade de 1925 até 1979, ano de sua desativação. Figurando entre duas categorias características de sua época, a de cinema de rua e de cinema de bairro, o Cine Rex permaneceu durante muitos anos administrado pela empresa Companhia Central de Diversões, que chegou a administrar diversas salas simultaneamente em Juiz de Fora.

Infelizmente, o espaço onde se exibia filmes deu lugar a diversas atividades musicais e eventos em geral apagando de vez na memória do bairro Mariano Procópio os traços da exibição cinematográfica que ali permaneceu presente no decorrer de cinqüenta e quatro anos.

Hoje, o cinema permanece desativado. O imóvel, já decadente, esporadicamente é aberto para abrigar eventos de dança e afins, através de sua empresa proprietária Rex Dancing Shows Ltda..

Galeria

Bibliografia

Livros:

NICOLINE, Humberto. JF Anos 80: fotografias. Juiz de Fora: Edições Funalfa, 2009.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.