fbpx

Cine Tapuia (2006)

Sinopse

O cego Araquém, com a filha Iracema, vaga pelos sertões nordestinos projetando velhos filmes. Nessas andanças, Iracema conhece Martim, um velho camelô português que vende de DVD’S e CD’S piratas e tem planos mirabolantes como vender para ser colocada na estátua de Santo Antônio, ainda sem cabeça. Martim está interessado nos lucros das romarias e na exploração turística do local que, segundo ele, se transformará na Nova Lisboa. Iracema, fascinada pelo exotismo da fala estrangeira, deixa-se seduzir por Martim. O filme traz, assim, uma reflexão sobre a cultura sobre a cultura e a história do povo cearense, retomando o mito fundador do povo brasileiro, proposto pelo engenho poético de José de Alencar, no romance Iracema, e fazendo uma homenagem ao famoso cantador Cego Aderaldo.

Elenco

Rodger de Rogério
Myrlla Muniz
José Ramalho
Luiz Carlos Salatiel

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Cine Tapuia (2006) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Rosemberg Cariry
Roteiro: Rosemberg Cariry
Diretor de Produção: Valéria Cordeiro e Teta Maia
Diretor de Fotografia: Roberto Iuri
Diretor de Arte: Ticiana Bancheri
Montador: Rosemberg Cariry e Kim
Som Direto: Chico Bororo
Mixagem: Érico Paiva (Sapão)
Trilha Sonora: Rodger Rogério e Ocelo Mendonça
Empresa Produtora: Cariri Filmes
Empresa CoProdutora: Riofilme

Bibliografia

Livros:

Internet:

ANCINE – AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA. Cine Tapuia. Disponível no endereço: https://www.ancine.gov.br/
CINEMA CEARENSE. Cine Tapuia. Disponível no endereço: http://cinemacearense.com.br/nota/457
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cine Tapuia. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cine-tapuia/
RIOFILME. Cine Tapuia. Disponível no endereço:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Cine Tapuia (2006)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.