fbpx

Cine-Teatro Brasil – Além Paraíba – MG

Histórico

FOTO Cine Teatro Brasil 01 - Alem ParaibaO Cinema Brasil é um Cine Teatro da cidade de Além Paraíba (MG) fundado em 1951. A sala já foi palco de importantes manifestações artísticas e culturais da região e até do Brasil. Passaram por ele, Noite Ilustrada e Altemar Dutra, além da turma da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo, Wanderléia, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Golden Boys, Trio Ternura) e dos cantores Belchior, Fagner, que lá participou de festivais de músicas, como também, Dercy Gonçalves, Miguel Falabela, e outros mais.

Suas atividades foram encerradas por volta de 1986, e até o ano de 1997, o prédio ficou sendo utilizado para fins culturais através da FUNCAP (Fundação Cultural de Além Paraíba). A partir desse período, ficou fechado, em péssimas condições de conservação, até que, o prédio do Cinema Brasil, tombado pelo Patrimônio Municipal, foi adquirido no ano de 2004 pela Prefeitura Municipal de Além Paraíba, que investiu também, cerca de R$ 1,5 milhão em sua reforma. No final de 2006, começaram as obras da restauração tão esperada por todos os alemparaibanos: a estrutura original da fachada foi mantida, mas, no interior do prédio, foram construídas galeria de arte, lanchonete e bomboniere. Banheiros, palco, telhado e camarins foram refeitos. As paredes foram preparadas para uma melhor acústica, através de um moderno sistema de sonorização, e, foi montado também, um projeto de iluminação própria para teatro, além é claro, da instalação de ar condicionado central e de uma sala de projeção dentro dos padrões mais modernos. Me dava uma tristeza muito grande ver o cinema todo destruído e abandonado. Não conseguia entender como uma cidade que tinha tantos cinemas, até alguns anos atrás não ter mais nenhum. Era uma perda muito grande pra cidade. Eu me emocionei em ver o Cinema Brasil todo reformado. Lembrei da minha juventude, porque lá era um dos locais onde a turma da minha época se encontrava. Já vi muitos filmes lá, afirmou o aposentado ferroviário e antigo frequentador do Cinema Brasil, Juarez Rodrigues.

Após a reforma, foi reinaugurado no dia 28 de março de 2008, e, desde então, diferentemente de tantos cinemas do interior do país que vêm sendo fechados, o antigo Cinema Brasil, hoje Cine Teatro Brasil, se tornou um dos espaços culturais mais modernos da região.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Além Paraíba, em comemoração aos dois anos da entrega do novo Cine Teatro Brasil à comunidade, promoveu a exibição do filme Percy Jackson – O Ladrão de Raios. O grande sucesso de bilheteria foi exibido a um preço promocional de R$ 2,00 para pessoas de todas as idades. Os ingressos foram limitados e não foram vendidos antes dos horários das sessões.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.