fbpx

Cine-Teatro Brasil – Araxá – MG

Histórico

Em abril de 2015, o Cine-Teatro Brasil fechou as portas essa semana em Araxá, no Alto Paranaíba, após 14 anos de funcionamento. O local, que fica bem no Centro da cidade, encerrou as atividades no dia 26 de abril devido ao término do contrato com a Prefeitura. A informação foi confirmada pelo empresário Sérgio Abreu que administrava o espaço. Na ocasião, a Prefeitura informou à imprensa que irá falar sobre assunto apenas depois que receber o prédio. Já a historiadora e professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Glaura Teixeira, explicou que o fechamento dos cinemas nos centros das cidades é uma tendência.

O empresário Sérgio Abreu contou que o contrato para administrar o local terminou em agosto do ano passado e estava aguardando um posicionamento do Município. Administrei até agora aguardando instruções da Prefeitura e eles optaram por não renovar o contrato. Eles vão fazer a gestão do espaço através da Secretaria Municipal de Turismo, comentou.

Segundo o empresário, com a inauguração do Shopping Boulervad Garden, Araxá não ficará sem cinema. Araxá vai ser muito bem servida e terá o que há de mais moderno em projeção digital, ressaltou.

O prédio do Cine-Teatro Brasil foi tombado como Patrimônio Histórico em 1998. Segundo o acervo da Fundação Cultural Calmon Barreto, a inauguração do prédio, antigo Cine-Teatro Glória, foi por volta de 1930. A estrutura previa no andar térreo um cinema-teatro, salão de jogos, bar e cabaré, no andar superior um salão de festas dividido em três ambientes que mais tarde seria o Clube Brasil. O cinema funcionou no local até 1998 e foi reaberto em 2001, quando foi arrendado pelo empresário Sérgio Abreu que geriu o local até a última semana.

A historiadora e professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Glaura Teixeira, contou que o fechamento dos cinemas nos centros das cidades é uma tendência. Os centros foram perdendo o interesse no sentido do lazer e os cinemas começaram a ser fechados. Foram criados outros lugares atrativos. O fechamento é provavelmente devido ao shopping que irá abrir. É o que acontece nas grandes cidades, os cinemas passam a ser absorvidos pelos shoppings que facilitam o lazer do fim de semana, comentou.

Segundo a historiadora, apesar do fechamento, fica a história do prédio que é marcante no município. O prédio existe desde os anos 30, mas não foi a primeiro cinema de Araxá. O primeiro foi por volta de 1913 e ficava na Rua Franklin de Castro. Depois teve o Trianon, que estava localizado onde hoje é o Banco do Brasil. Já o Cine-Teatro Brasil foi criado por volta de 1937. Araxá é uma cidade bem servida de cinema. O problema, desse último fechamento, é a crise dos cinemas no país inteiro, comentou.

Mesmo fechado, o local não será apagado da memória de quem viveu ou vive na cidade. A auxiliar administrativa Isabela Guimarães contou que o pedido de casamento dela veio do Cine-Teatro Brasil. O noivo dela fez um vídeo, exibiu no cinema e ela aceitou. “Foi lá que eu tive o momento mais importante da minha vida até agora. O cinema vai ficar marcado na nossa história, inclusive as pessoas de lá que nos ajudou. Sempre que lançava um filme a gente ia, fez parte do nosso namoro”, comentou.

Quem também conhece bem o espaço é a comerciante e maquiadora Camilla Marques. Apaixonada por filmes, Camilla trabalhou no local por dois anos, e segundo ela, o convite surgiu principalmente pelo interesse que ela tem pelas telas. Eu fui convidada pra trabalhar lá porque eu gosto de filme. O ambiente era saudável e eu ficava por dentro das novidades e lançamentos. Todo mundo que estava no Cine Teatro Brasil gostava de filmes, de leituras e não apenas dos programas de televisão, contou.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.