fbpx

Cine-Teatro Brasil – Visconde do Rio Branco – MG

Histórico

Cine-Teatro Brasil, em Visconde do Rio Branco (Foto: Divulgação/MPMG)

Cine-Teatro Brasil, também conhecido como Cine Brasil, foi um cine-teatro localizado na Praça 28 de setembro, nº 476, no centro da cidade de Visconde do Rio Branco (MG), fundado em 1910 a Empresa Teatral Rio Branquense.

Mais tarde, aproximadamente em 1915, o Cine-Teatro Brasil recebeu o nome de Cine Brasil, sem perder sua característica de local multiuso, exibindo filmes (desde o tempo do cinema mudo), sua função ia além daquelas esperadas para um cinema normal: foi palco de peças de teatro, apresentações musicais e muitos outros eventos, pois era usado também para palestras, reuniões, festivais de música, programas de auditório da Rádio Cultura Rio Branco, convenções políticas, festas, inaugurações, premiações e solenidades oficiais da cidade. Tudo ocorria no palco que havia frente à tela de exibições.

O cinema se misturou com a parte social durante sua vida inteira e isso foi muito importante para nós porque não tínhamos nem outra diversão, todo mundo ia para o cinema. Ele tinha coxia porque era um teatro também, com medidas exatas de palco, como os melhores teatros do Rio, afirmou Teresinha de Almeida Pinto, diretora do Museu Municipal de Visconde do Rio Branco.

Fechado há mais de 40 anos, o Cine Brasil foi cenário de exibição do filme Eu é Geraldo, de Erick Leite, no primeiro Festival de Cinema Rio Branquense Geraldo Santos Pereira (Festcine VRB GSP), em 28 de julho de 2012.

A exibição foi em frente ao Cine Brasil porque teve a intenção de se repetir a formatação do espetáculo na vinda do Geraldo Santos Pereira em 2006, quando ele exibiu o filme O Aleijadinho – Paixão, Glória e Suplício em frente ao Cinema Brasil. E também não teríamos um lugar mais significativo e melhor do que lá, explicou um dos organizadores do festival, Franklin Ferreira Netto.

Atualmente, o prédio do antigo Cine Brasil, que é tombado como patrimônio histórico, abriga estabelecimentos comerciais. O imóvel tornou-se ponto comercial, subdivido em quatro lojas. Franklin manifestou um desejo por parte da organização do evento de que o prédio volte um dia a exibir filmes ou então seja reativado como um centro cultural, mas deixou claro que, para o andamento dessa ideia, primeiro é necessário fazer um levantamento de tudo o que foi alterado no interior do cinema.

Em julho de 2017, um acordo entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e os proprietários do Cine-Teatro Brasil resultará na restauração do prédio histórico localizado no centro de Visconde do Rio Branco, cidade da Zona da Mata distante cerca de 130 quilômetros de Juiz de Fora (MG). O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural, prevê a adoção de medidas para a recuperação e a preservação do imóvel.

No acordo, os proprietários do edifício comprometem-se a apresentar, até o final de outubro deste ano, projeto de restauração ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Visconde do Rio Branco, para análise e aprovação. Após a aprovação do projeto, eles têm prazo de um ano para executar a restauração da fachada e de três anos para concluir a revitalização do prédio. No documento, eles obrigam-se ainda a não demolir ou mutilar o imóvel e, concluída a reforma, mantê-lo em bom estado de conservação.

Infelizmente, o tombamento não prevê a preservação da atividade fim, portanto, o local poderá ser utilizado para abrigar lojas, restaurantes ou outras atividades…

Bibliografia

Internet:

ALBERTO, Fellype. Cine Teatro Brasil será revitalizado em Visconde do Rio Branco. In: G1. Disponível no endereço: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/cine-teatro-brasil-sera-revitalizado-em-visconde-do-rio-branco.ghtml. Acesso em: 27 de julho de 2017.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cine-Teatro Brasil. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cine-teatro-brasil-visconde/
TRIBUNA DE MINAS. Disponível no endereço: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/regiao/28-07-2017/acordo-preve-recuperacao-do-cine-teatro-brasil-em-visconde-do-rio-branco.html. Acesso em: 27 de julho de 2017.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.