fbpx

Cine-Teatro Santana – Feira de Santana – BA

Histórico

O Cine-Teatro Santana, também grafado como Cine-Theatro Sant’Anna, é conhecido popularmente como Cine Santana, foi uma sala de cinema de rua localizado na antiga rua Direita (atual rua Conselheiro Franco), esquina com a rua 24 de maio, na cidade de Feira de Santana (BA). Foi inagurado no dia 21 de junho de 1919.

Ao longo de sua história, além da exibição de filmes, como cine-teatro, o espaço serviu de palco para centenas de peças teatrais, recitais e outras atividades culturais.

Infelizmente seu prédio foi demolido, ficando, por muitos anos, apenas a parte da frente, onde existia uma oficina de conserto de sapatos.

Bibliografia

Livros:

BOAVENTURA, Eurico Alves. A paisagem urbana e o homem: Memórias de Feira de Santana. : , .
BOCCANERA JÚNIOR, Silio. Os Cinemas da Bahia: 1897-1918. Salvador: Edufba, 2007.
FONSECA, Raimundo Nonato da Silva. Fazendo fita: cinematógrafos, cotidiano e imaginário em
Salvador, 1897-1930
. Salvador: EDUFBA. Centros de Estudos Baianos, 2002.
NOVAES, Flávio Avelino De. Francisco Pithon: o Cinema na Bahia. Salvador: Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, 2015.

Artigos Científicos:

SAMPAIO, Maria Izabel da Silva. Dimensão Social do Teatro em Feira de Santana (1892-1912). Monografia de Especialização em Teoria e Metodologia da História. Feira de Santana, UEFS, 2000.
SANTOS, Aline Aguiar Cerqueira dos. Diversões e civilidade na “Princesa do Sertão” (1919-1946). Dissertação (Mestrado em História)– Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em História, 2012.

Jornais e Periódicos:

FOLHA DO NORTE. Cine-Theatro Santana. Feira de Santana, 31 de março de 1923.
FOLHA DO NORTE. Feira de Santana, 1946.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cine-Teatro Santana. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cine-teatro-santana/

BLOG GINÁSIO SANTANÓPOLIS. Cinema e Teatro em Feira de Santana. Disponível no endereço: http://ginasiosantanopolis.blogspot.com.br/2017/02/cinema-e-teatro-em-feira-de-santana.html

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.