fbpx

Cine-Theatro Apollo – Barbacena – MG

Histórico

FOTO Cine Theatro ApolloCine-Theatro Apollo, popularmente conhecido como Apollo, foi uma sala localizada na rua 15 de novembro, nº 24, na cidade de Barbacena, Minas Gerais.

O Apollo, como era chamado pela população, foi inaugurado no dia agosto de 1923 ainda na Era do Cinema Mudo, passando entre suas atrações filmes como os de Carlitos, O Gordo & o Magro, etc. Por iniciativa do empresário Aroldo Piacesi (1881-1954) com seu irmão Orlando, que idealizaram toda sua construção.

Aroldo era italiano de Roma, casou-se com uma prima, Inês Vieira (mais nova do que ele 18 anos); casaram-se em Roma e logo vieram para o Brasil, junto com a imigração de italianos para trabalhar em Minas Gerais.

O Cine-Theatro Apollo teve início com filmes falados foi modificado para receber filmes com vozes e sons. O Cine-Theatro foi decorado conforme o gosto da família tinha 683 cadeiras, tipo poltrona, trazidas do Rio de Janeiro; no hall havia um enorme espelho e um relógio igualmente grande como o de grandes peixes de Nova York; um palco enorme com canário onde bata tudo, Procópio Ferreira, o ilusionista vindo de João vinhos, ficavam se arrumando.

Afim de possuir uma programação de qualidade e ter um diferencial, a esposa (e depois viúva) ia pessoalmente à capital visitar a cede das distribuidoras, como a Metro, a Fox, a Universal, a RKO Pictures, até arranjar bons filmes para o Apollo. Um detalhe curioso é que ela era professora do ensino médio no ginásio.

Era de propriedade da empresa Circuito de Cinemas Brasil Ltda. quando foi extinto possuía 683 lugares e tinha uma média anual de 469 sessões com um público aproximado de 146.614 espectadores.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.