fbpx

Cine-Theatro Auditorium – Juiz de Fora – MG

Cine-Theatro Auditorium, também conhecido como Cinema da FEEA, foi uma sala de cinema em formato de cine-teatro localizada dentro da antiga Fábrica de Estojos e Espoletas de Artilharia (FEEA) em Juiz de Fora (MG).

Hoje conhecida como Imbel, a antiga FEEA foi uma Unidade de Produção que teve sua pedra fundamental lançada em 09 de Agosto de 1934 e inaugurada oficialmente em 22 de março de 1938, embora que, no mesmo local, desde janeiro de 1937, já tinha seu funcionamento iniciado em diversas de suas instalações, com produção de estojos.

Em 1948, um antigo pavilhão de manutenção da fábrica foi adaptado pra receber um possante projetor cinematográfico, adquirido pelo então Diretor da empresa, o Coronel José Augusto dos Santos Calheiros. Seu galpão, ficava na extinta Praça Getúlio Vargas, próximo ao atual clube da ABCR. Ali aconteciam, além das sessões de cinema, formaturas, palestras, apresentações teatrais, shows, etc. Cine-Theatro Auditorium funcionou até meados dos anos 70.

O prédio ainda existe e serve à Imbel.

Bibliografia

Fontes de Referência:

Acervo Vanderlei Tomaz.

Livros:

Jornais:

Internet:

G1 – ZONA DA MATA – MG. Disponível no endereço: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/03/juiz-de-fora-ja-foi-palco-para-o-funcionamento-de-25-cinemas.html. Acesso em: 02 de março de 2015.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cine-Theatro Auditorium. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cine-theatro-auditorium/

Franco Groia

Franco Groia

Pesquisador com foco na história do Cinema Brasileiro e desenvolvimento do mercado audiovisual no Brasil, é o criador e Coordenador Geral do Portal 'História do Cinema Brasileiro'. É Professor Universitário na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - Campus Juiz de Fora (MG). contato: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.