fbpx

Cine Tupy – Salvador – MG

Histórico

FOTO Cine Tupy - SalvadorO Cine Tupy é um cinema de rua, localizado logo no início da Avenida J.J. Seabra, a famosa Baixa dos Sapateiros, na cidade de Salvador (BA). Foi inaugurado no ano de 1956.

Em 1968, no hall do Cine Tupy, foi realizado um projeto de arte ambiental desenvolvido pelo artista visual Juarez Paraíso. Infelizmente, no ano de 1971, a empresa Cinema International Corporation (CIC) destruiu tudo em 24 horas.

A singular antessala ainda existe, com os bancos e o teto ainda originais, mas o painel da parede, concebido pelo artista, foi destruído impiedosamente a marretadas pelos novos donos. Segundo relato de Juarez Paraíso, dava para retirá-lo e colocá-lo em um outro local – já que era fixado com parafusos -, mas os novos donos fizeram questão de destruí-lo.

Ainda funciona e exibe, diariamente, dois filmes com conteúdo erótico e pornográfico, sendo que um ingresso vale para as duas sessões. Antes um grande cinema, atualmente o Cine Tupy se tornou um reduto para encontros sexuais, como ponto de prostituição, muito frequentado por travestis, prostitutas e garotos de programa.

Em 2013, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) promoveu a abertura da exposição Tupy Todos os Dias, resgatando a memória do projeto desenvolvido por Juarez Paraíso, em 1968, no hall do Cine Tupy.

Bibliografia

Livros:

Internet:

A TARDE. MAM-BA inaugura duas mostras que dialogam com Salvador. Disponível no endereço: http://atarde.uol.com.br/cultura/exposicao/noticias/1512298-mam-ba-inaugura-duas-mostras-que-dialogam-com-salvador. Acesso em: 18 de março de 2017.

FACEBOOK. Hamilton Cerqueira Lima. Disponível no endereço: https://www.facebook.com/fausto.junior.fj/posts/1596122097084426. Acesso em: 18 de março de 2017.

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cine Tupy. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cine-tupy/

IBAHIA. Cinemas antigos de Salvador deixam saudade e nostalgia; descaso é o que sobrou deles. Disponível no endereço: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/cinemas-antigos-de-salvador-deixam-saudade-e-nostalgia-descaso-e-o-que-sobrou-deles/. Acesso em: 01 de agosto de 2015.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.