fbpx

Cine Verde – Nova Iguaçu – RJ

Histórico

FOTO Cine Verde 01Cine Verde era um cinema de rua, localizado na Praça da Liberdade, nº 64, em Nova Iguaçu (RJ), cidade da baixada fluminense. Possuía 789 lugares e projetores 35mm. Inaugurado no ano de 1924, o cinema ficou em funcionamemnto até 2009, configurando-se um dos mais antigos, que resistiram abertos até os anos 90, mas que encerrou suas atividades, dando lugar a uma loja do Ponto Frio que até pouco tempo também se encontra fechada.

O Cine Verde tinha funcionamento diário, com uma média anual de 1.086 sessões, totalizando cerca de 366.412 expectadores.

Era de propriedade de J. Fernandes, mas nos anos 70 foi comprado pela Empresa Santa Rosa de Cinemas, que poucos anos depois inaugurou três salas no Center Shopping.

Na década de 80, devido à queda de público, mudou sua programação para filmes eróticos até os anos 90 quando foi fechado. Isso perdurou até 1999, quando uma decisão da prefeitura de Nova Iguaçu ameaçou tomar o imóvel, caso o cinema não voltasse a funcionar em 30 dias. Assim, com obras emergenciais que se fechou a parte de cima do cinema (a do balcão) e montou-se uma tela improvisada, além da manutenção e certa atualização nos projetores (dois Triunfos 35mm). O cinema reabriu a sala com cerca de 120 lugares.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.