fbpx

Cine Windsor – São Paulo – SP

Histórico

O Cine Windsor, também conhecido como Windsor, foi um cinema de rua localizado na Avenida Ipiranga, nº 974, no centro da capital paulista. Foi inaugurado em 19 de julho de 1961. Fechou as portas no ano de 2012.

Com capacidade para 1.200 pessoas, consagrou-se por exibir clássicos do cinema. As colunas de mármore do salão principal e a escadaria coberta com tapete vermelho dão ideia dos tempos de glamour vividos pelo Windsor e outros cinemas de rua do centro da capital.

Em 1963, por exemplo, exibiu o filme Cleópatra, com a atriz britânica Elizabeth Taylor. Em sua plateia, os paulistanos puderam assistir em 1964 à pré-estreia de Deus e Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha.

O último filme exibido foi, curiosamente, Coisas Eróticas, o primeiro pornô brasileiro. A estreia da película, vista por 4,7 milhões de pessoas, aconteceu justamente no Windsor, em 07 de julho de 1982.

Bibliografia

Internet:

ESTADÃO. Windsor – outro cinema fechado no centro de SP. https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,windsor-outro-cinema-fechado-no-centro-de-sp-imp-,897745. Acesso: 09 de julho de 2012.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.