fbpx

Cineclube Bordel sem Paredes

Histórico

O Cineclube Bordel sem Paredes é uma realização criada por um grupo independente de jovens cinéfilos em Juiz de Fora. Nosso objetivo inicial é apresentar filmes pouco conhecidos do grande público, filmes essenciais para a carreira de qualquer profissional da área de comunicação bem como para qualquer pessoa interessada em artes e/ou em expandir sua visão de mundo, vida, propondo o debate das obras audiovisuais exibidas gerando troca de conhecimentos e girando o capital intelectual na cidade. Nosso objeto pessoal é apenas ver filmes legais na tela grande.

O público é formado por pessoas de diferentes cabeças, na sua maioria jovens estudantes e profissionais de diversas áreas que comparecem nas sessões e formam um público fiel, cativo e sempre em expansão devido a divulgação boca a boca. Hoje contamos com certo respeito por manter uma programação dividida por mostras realizadas sempre no mesmo horário e no mesmo dia da semana. Para tal, contamos com o apoio da FUNALFA, que nos concede o espaço público para realizarmos as sessões e as reuniões.

O projeto nasceu quando no começo de 2010 notamos que não havia nenhum movimento cineclubista expressivo na cidade e logo um dos integrantes do grupo começou a fazer o curso “Pensar e Agir com a Cultura” e isso foi um grande estimulador para fazermos algo para a cultura local sem ficar esperando por edital.

Hoje fazemos parte do Conselho Nacional de Cineclubes e já participamos de Fóruns de discussões nacionais sobre esta atividade. Também e a partir do Cineclube surgiu um projeto ainda maior e mais interessante, o Coletivo Sem Paredes (www.coletivosemparedes.com.br), que está em atividade gerando o intercambio de artistas de todas as áreas de Juiz de Fora para outras cidades do Brasil e da América Latina, pois fazemos parte de uma rede colaborativa de cultura chamada “Fora do Eixo”.

Nosso compromisso é real e a cidade percebe isso, já fomos reportagens de diversos meios de comunicação na cidade em jornais de grande circulação e sites de cultura influentes na cidade, também fomos matéria de debate em sala de aula da Universidade Federal de Juiz de Fora e tema de reportagens acadêmicas.

O Cineclube é uma realização já sólida fazendo parte do calendário cultural da cidade, nossas próximas metas são participar de editais locais de incentivo e através de outros parceiros viabilizar a realização de oficinas e mostras ainda maiores.

Bibliografia

Internet:

BLOG BORDEL SEM PAREDES. www.bordelsemparedes.blogspot.com

DaiversonMachado

DaiversonMachado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.