Cineluz
A Cineluz foi criada em 1992 pela cineasta Sandra Werneck. Desde então a empresa vêm se destacando no meio cinematográfico brasileiro com a produção de documentários e filmes de ficção.
Desde sua criação, a produtora Cineluz já realizou mais de dez filmes documentários, entre eles, Guerra dos Meninos, premiado no Amsterdan International Documentary Film Festival (IDFA), Festival de Havana, e Festival de Gramado, Meninas, selecionado para mostra Panorama do Festival de Berlin; e Margem, premiado no Forumdoc.bh e no Tekfestival.
Nos últimos anos, a produtora passou a se dedicar também a realização de filmes de ficção, que se destacaram como sucesso de público e critica. Cazuza, O Tempo não Pára, foi o filme de maior bilheteria brasileira em 2004 e conquistou mais de 30 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Amores Possíveis foi premiado em festivais como Sundance (2001) e Miami Film Festival (2001). O primeiro projeto de ficção longa-metragem da produtora, Pequeno Dicionário Amoroso, foi também premiado em diversos festivais, e conquistou a critica e o público.
A Cineluz sempre teve destacados patrocinadores nacionais e um pé no mundo, estabelecendo importantes parcerias internacionais. Hoje, além dos projetos de Sandra, a produtora também produz os filmes da realizadora Maya Da-Rin e vem estabelecendo acordos e co-produção no Brasil e no exterior. Além disso, a produtora Cineluz tem outro objetivo marcante e distintivo: a produtora pretende ser um pólo de elaboração do pensamento cinematográfico e televisivo, aberto a outros projetos e atento às questões do acesso e da formação audiovisual.
Atualmente, a Cineluz prepara o lançamento do novo longa-metragem de ficção de Sandra Werneck Sonhos Roubados e distribui o primeiro longa documentário de Maya Da-Rin Terras enquanto já trabalha em novos projetos para o cinema e TV.