fbpx

Cinema Festival – Juiz de Fora – MG

Histórico

FOTO Cine FestivalO Cinema Festival, popularmente conhecido como Cine Festival ou simplesmente como Festival, foi uma pequena sala de cinema de Juiz de Fora (MG). Foi construída anexa ao Cine-Theatro Central.

Tratava-se de uma pequena sala que exibia grandes sucessos do cinema mundial. O Cine Festival foi por muito tempo um ponto de encontro dos apaixonados pelos filmes de arte e pelos filmes mais intelectuais. Ali, encontravam-se a massa de estudantes e intelectuais da cidade. Suas dimensões eram bem pequenas, pois foi construído aproveitando-se uma pequena sala de circulação do segundo andar do Cine-Theatro Central, de aproximadamente 15m x 6,9m, junto à sala dos projetores. Foi construído assim, meio que de improviso, em apenas vinte e cinco dias. Devido às suas pequenas proporções, o Cine Festival possuía capacidade de apenas 105 lugares e era considerado um dos menores cinemas da cidade. O Festival (como era chamado) foi inaugurado com a presença de, então Prefeito de Juiz de Fora, Itamar Franco.

Embora, a sala tivesse sido criada inicialmente com o objetivo de exibir filmes de arte, percebeu-se que os filmes de arte não estavam mais atraindo o público desejado. Com o passar do tempo, a sala de projeção passou a ficar para vez mais vazia. Nesta época, houve certo desinteresse para filmes intelectuais e de arte.

Os responsáveis pela sala começaram a ter problemas financeiros para manter a sala funcionando e principalmente em respeitar seu objetivo inicial. Então, decidiu-se que o Cine Festival exigiria filmes comerciais e reprises de sucesso. Foi assim que o Cine Festival sobreviveu por muitos anos até sua extinção com a reforma dos Cine-Theatro Central. A sua incapacidade de atrair o público remete a um problema: a falta de valorização do filme de arte. (FRMG)

Galeria

Internet:

TRIBUNA DE MINAS. Juiz de Fora: GPS afetivo. Disponível no endereço: http://www.tribunademinas.com.br/juiz-de-fora-gps-afetivo/. Acesso em: 08 de novembro de 2015.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.