fbpx

Cinema Palace – Niterói – RJ

Sinopse

Cinema Palace, também conhecido como Cine Palace, foi um cinema localizado na rua General Castrioto, nº 86, no Rio de Janeiro (RJ). Fundado no ano de 1947, era de propriedade da Empresa de Cinemas São Luiz Ltda. e possuia 602 lugares, com aparelhos de projeção 35mm.

Passou a integrar o Circuito Severiano Ribeiro que, em Niterói, lançava os filmes nos cinemas Odeon (depois Niterói) e Icaraí, e, em segunda linha, no Éden, Cine Imperial e Palace.

Originalmente, o cinema tinha uma luxuosa entrada pela movimentada Rua General Castrioto que levava à sala de exibição que ocupava os fundos dos dois prédios vizinhos. A sala, portanto, tinha um formato de T, sendo a porta de saída na lateral à direita, numa rua transversal.

Onde ficava a fachada lateral do Cine Palace hoje podemos ver o portão (azul) de saída da oficina. Na foto ao lado é possível identificar um espaço vazio entre os prédios pela derrubada da fachada fronta do Cinema.

Infelizmente, o cinema não chegou aos nossos dias. Fechado nos anos 1970, no início de 1981 o prédio, já abandonado, foi condenado pela Defesa Civil. Demolido pouco depois, em seu espaço hoje funciona uma oficina mecânica, podendo ser notado o tal vazio entre os prédios anteriormente ocupado pelo prédio de dois pavimentos do Cine Palace onde fica hoje o portão (branco) da oficina.

Bibliografia

Livros:

FREIRE, Rafael de Luna. Cinematographo em Nictheroy: história das salas de cinema de Niterói. Niterói: Niterói Livros, 2013.

Internet:

LUNA, Rafael de. In: BLOG CINEMAS DE NITERÓI. Disponível no endereço: http://cinemasdeniteroi.blogspot.com.br/2012/12/cinemas-do-barreto-ii-cine-palace.html. Acesso em: 09 de dez. 2012.

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cinema-palace-niteroi/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: hi[email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.