Cinema Pharol – Juiz de Fora – MG
Oito anos depois do Salão Paris, ou seja, no ano de 1908, num também dia nove, só que desta vez do mês de julho, inaugurava-se, também na rua Halfeld, uma outra casa de cinema, esta de propriedade da empresa Lussac & Almeida. A sala foi batizada de Cinema Pharol.
Com grande capacidade, o Cinema Pharol era amplo e em seu interior apresentavam-se diversos tipos de anúncios publicitários (exibidos em cartazes colados em suas paredes).
O Cinema Pharol era localizado no nº 140 da rua Halfeld. Ainda em 30 de junho de 1908, os jornais começam a noticiar a inauguração de uma sala de exibição que se tornaria uma das mais importantes e frequentadas do período: o Cinema Pharol, que podemos considerar ser a primeira sala de exibição fixa na cidade, já que as outras companhias e empresas normalmente eram itinerantes, permanecendo na cidade por alguns dias ou meses.
De propriedade de Lussac & Almeida, o Cinema Pharol se instala à rua Halfeld nº 107, utilizando uma projetor da Pathé. Entre as fitas apresentadas, destaca-se Um passeio em automóvel na Avenida Central no Rio de Janeiro, fita nacional inédita, produzida por Umberto Lima.
A partir de julho, portanto, duas salas de cinema (o Cinema Pharol e o Brasil) funcionaram simultaneamente, demonstrando a existência de um bom público frequentador.
Periódicos:
O PHAROL. Diversões. 30 de junho de 1908.
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cinema Pharol. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cinema-pharol/