fbpx

Circuito Cinematographico Brasil

Histórico

Empresa de exibição da década de 1930-40, que atuava no interior do Estado de Minas Gerais. Chegou a operar vários salas nas cidades de Ubá, Guarani e Caratinga.

Em 15 de outubro de 1940, o grupo Circuito Cinematographico Brasil começou a operar na cidade de Caratinga (MG), quando incorporou o Cine Popular, que localizava-se na Praça Cesário Alvim, passando a se chamar Cine Brasil. Logo de início, os empresários melhoraram as salas de som e projeção, de espera e acomodações para os espectadores.

O negócio prosperou e o grupo investiu um milhão e duzentos mil cruzeiros (dinheiro da época) na construção do novo prédio para o Cine Brasil, na Praça Getúlio Vargas. A inauguração à população foi em 24 de julho de 1947, um mês depois da cidade de Caratinga completar 99 anos. A bela arquitetura, que ainda hoje nos encanta, foi idealizada pelo engenheiro/arquiteto Armando Favato, causou deslumbre da população da época.

Bibliografia

Internet:

CAFÉ COM LÊ. http://cafecomle.tumblr.com/page/2

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Circuito Cinematographico Brasil

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.