fbpx

Claudio Curi

FOTO Claudio CuriClaudio Curi é um ator, cantor e apresentador brasileiro nascido em São Paulo (SP) no dia 07 de março de 1944.

Começou sua carreira artística como cantor, no início dos anos 1970 vencendo dois Festivais Interclubes, promovidos pelo Clube Atlético Monte Líbano.

Em 1973, estreou como ator na peça Corinthians meu Amor, de César Vieira, e gravou em 1977 um compacto pela RCA, como integrante do grupo Special Business.

Estreou na televisão em 1984 na novela Meus Filhos, Minha Vida. Em 1986, tem seu melhor papel como o mordomo Jacinto Donato, em Roda de Fogo. Nos últimos anos vem se dedicando à televisão, teatro e música. Participou, entre outras, das novelas O Salvador da Pátria (1989), O Mapa da Mina (1993), Serras Azuis (1998), Amor e Ódio (2001), Carandiru, Outras Histórias (2005) e Cristal (2006).

Estreou no cinema em 1985 no filme O Beijo da Mulher Aranha (Kiss of the Spider Woman) (Kiss of the Spider Woman), de Hector Babenco.

No teatro, atuou em mais de vinte e cinco peças como A Lei de Lynch, Direita, Volver, Minhas Loucas Mulheres, Luar em Preto e Branco, etc.

Como empreendedor cultural, foi sócio da casa Paisà Pizza Bar, de 1987 a 1994, espaço que se tornou ponto de encontro de grandes nomes da MPB como Dorival Caymmi, Guilherme Arantes, Lucinha Lins, etc.

Filmografia

1993 :: Capitalismo Selvagem
1991 :: Assim na tela como no céu
1991 :: Forever (Per Sempre) (Brasil/Itália)
1989 :: Atração Satânica
1985 :: O Beijo da Mulher Aranha (Kiss of the Spider Woman) (Brasil/EUA)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Claudio Curi. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/claudio-curi/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.