fbpx

Cleo de Verberena (1909-1972)

Biografia

Jacyra Martino Silveira, em arte conhecida como Cleo de Verberena, é uma cineasta e atriz brasileira nascida em Amparo (SP) no dia 26 de junho de 1909. É considerada a primeira mulher brasileira a dirigir um filme longa-metragem.

Aos 15 anos vem a São Paulo. Iniciou carreira como atriz de teatro de revista, mas logo se interessa pelas técnicas de cinema.

Com o marido, Laes McReni, fundou a Épica Film, em 1930, no bairro paulistano de Santa Cecília. Jacyra adotou o nome artístico de Cleo de Verberena e Melani, adota o de Laes Mac Reni, um anagrama de seu nome.

Para ser a primeira mulher a dirigir um longa-metragem na história do cinema brasileiro, O Mistério do Dominó Preto (1930), Cléo vendeu suas joias e propriedades para financiar o sonho de produzir, dirigir e estrelar o citado filme.

Faleceu em 06 de outubro de 1972, aos 63 anos.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::

1930 :: O Mistério do Dominó Preto

:: Filmografia como Atriz ::

1930 :: O Mistério do Dominó Preto

Bibliografia

Links de Referência

Livros:

LUSVARGHI, Luiza; SILVA, Camila Vieira da. Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018. São Paulo: Estação Liberdade, 2019.

Periódicos:

Revista Cinearte, n° 221. 1930.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cleo de Verberena. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cleo-de-verberena/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.