fbpx

Cleyde Yaconis (1923-2013)

Biografia

Cleyde Becker Iaconis, mais conhecida como Cleyde Yáconis, foi uma atriz brasileira nascida em Pirassununga no dia 14 de novembro de 1923.

Iniciou sua carreira no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) ao lado da irmã, a atriz Cacilda Becker. Tem um dos repertórios teatrais mais variados e ilustres da dramaturgia nacional. Para Cleyde, sempre foi normal a escalação para interpretar personagens de mais idade que a sua própria, talvez devido à sua voz de contralto e suas feições graves.

Participou ativamente em produções de teatro e televisão, mas em cinema atuou muito pouco em mais de meio século de carreira. Seu último papel na TV foi a divertida Dona Brígida Gouveia, na novela Passione, de Sílvio de Abreu, exibida pela Rede Globo. Dentre seus trabalhos na televisão, destacam-se Mulheres de Areia, Os Inocentes, Gaivotas, Ninho da Serpente, Rainha da Sucata, Vamp e Torre de Babel.

Em 29 de setembro de 2009, o antigo Teatro Cosipa Cultura passou a chamar-se Teatro Cleyde Yáconis, em homenagem à atriz que protagonizou a primeira peça montada na casa – O Caminho para Meca.

Em julho de 2010, se afastou de Passione por ter quebrado o fêmur. Voltou as gravações no dia 12 de agosto.

Devido a complicações que teve no implante da prótese em seu fêmur, a atriz ficou afastada das gravações da novela por pelo menos 15 dias. Faleceu na cidade de São Paulo no dia 15 de abril de 2013.

Filmografia

2008 :: Bodas de Papel
2000 :: Célia & Rosita
1985 :: Jogo Duro
1982 :: Dora Doralina
1977 :: Parada 88 – O Limite de Alerta
1970 :: Beto Rockefeller
1968 :: A Madona de Cedro
1954 :: Na Senda do Crime
1952 :: Veneno

Bibliografia

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

4 comentários sobre “Cleyde Yaconis (1923-2013)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.