fbpx

Clinton Vilela

Biografia

Clinton Vilela é um cineasta e diretor de fotografia brasileiro nascido em Recife (PE).

Estreou na direção em 1967 no documentário curto Bahia de Pedra e de Ouro. Em seguida, já radicado em São Paulo, inicia carreira de diretor de fotografia no longa Viagem ao Fim do Mundo, direção de Fernando Cony Campos, em parceria com José Medeiros, Afonso Beato e Osvaldo de Oliveira.

Começou na direção no longa-metragem D’Gajão Mata Para Vingar (1971-72), mas é substituído na direção por José Mojica Marins, logo no início das filmagens.

Filmografia

Filmografia: 1967-Bahia de Pedra e de Ouro (CM) (dir.); 1968-Viagem ao Fim do Mundo (cofot. José Medeiros, Afonso H.Beato e Osvaldo de Oliveira); 1969Canto dos Retirantes (CM) (dir.); Luiz Gonzaga, o Rei do Baião (CM) (cofot. Roberto Barreto, Rucker Vieira e Márcio Curi); Nas Trevas da Obsessão; 1972-Saravá à Lua (CM) (dir.); 1976-Naval (CM) (dir.); 1980-Semana Santa em Olinda
(CM) (dir.)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO.
http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/clinton-vilela/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Clinton Vilela

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.