fbpx

Clodesmidt Riani

Biografia

FOTO Clodesmidt RianiClodesmidt Riani é um líder político e ex-sindicalista brasileiro nascido em Rio Casca (MG) no dia 15 de outubro de 1920. Se mudou para Juiz de Fora (MG) com apenas seis anos de idade. A infância pobre não o desanimou, começando a trabalhar ainda adolescente, na Companhia de Tecelagem. Em 1936, é admitido na Companhia Mineira de Eletricidade. No novo trabalho inicia a luta pelas causas trabalhistas. Em pouco tempo, começa a ganhar destaque como sindicalista, liderando greves por todo o Brasil. Entre suas maiores reivindicações estavam salários mais dignos para a classe trabalhadora e um país com maior justiça social. Em 1955, é eleito deputado estadual através de uma campanha praticamente sem recursos financeiros.

Na vida política, Riani ainda atuou como presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias e assessor técnico do então presidente Juscelino Kubitschek. Durante o golpe militar de 1964, ele teve seu cargo cassado e foi preso, quando conheceu de perto a brutalidade dos militares. Anos depois do período de cárcere, em 1994, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais reabilitou seus direitos políticos. Atualmente, Clodesmidt Riani, com 87 anos, dedica seu tempo e atenção aos filhos e netos.

Bibliografia

Livros:

PAULA, Hilda Rezende. Clodesmidt Riani: trajetória. Juiz de Fora: Funalfa Edições/Editora UFJF, 2005.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Clodesmidt Riani

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.