fbpx

Coleção Aplauso lança 31 títulos na Mostra de Cinema de SP

Com 31 novos livros, a Coleção Aplauso chega ao 156º título e comemora seu quinto ano de resgate do cenário cultural brasileiro. Criada em 2004 e desde então com lançamentos especiais na Mostra de Cinema, a coleção lança, agora, 31 novos livros, entre os quais as biografias dos atores Walmor Chagas e Joana Fomm, do cineasta Orlando Senna e roteiros de filmes da recente safra do cinema nacional, como Não por acaso e Estômago.

As biografias de Walmor Chagas, Joana Fomm, Sonia Guedes, Lolita Rodrigues, Louise Cardoso, Geórgia Gomide, Celso Nunes, Regina Braga, Orlando Senna, Ivan Cardoso, Mauro Alice e Agostinho Martins Pereira estão entre os 31 títulos que a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lança pela Coleção Aplauso no dia 28 de outubro, no Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – 4º andar), durante a 32º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Além de contar a história desses atores e cineastas que participaram ativamente da formação e evolução do cinema, teatro e da televisão no Brasil, a coleção lançará onze roteiros de filmes produzidos depois da chamada “Retomada do Cinema Nacional”.

Na festa de lançamento, já tradicional durante a Mostra de Cinema, atores, autores, diretores e convidados serão recebidos pelo crítico e comentarista Rubens Ewald Filho, coordenador da coleção, e Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial e idealizador da Aplauso.

Com 156 títulos já lançados, a coleção traça o perfil de dramaturgos, atores, atrizes e diretores de televisão, cinema e teatro, e também publica roteiros cinematográficos e peças de teatro. Além de ser um documento sobre toda a produção cultural brasileira, ela presta homenagem ainda em vida a personagens da cena artística do País.

O perfil dos biografados pela Coleção Aplauso é fruto de várias entrevistas colhidas por jornalistas experientes, que tiveram a tarefa de escrever o texto em primeira pessoa – o que confere aos livros o caráter de um relato autobiográfico, com direito às lembranças da infância e dos momentos mais marcantes da vida de cada artista. O resultado, um retrato profundamente humano de homens e mulheres que deram sua vida para a arte, poderá agora ser conferido por estudantes, pesquisadores e o público em geral. Para facilitar o acesso dos alunos da rede estadual, a Imprensa Oficial preparou uma edição especial com 20 títulos em capa dura que foram enviados a todas as escolas. Desde o início deste ano, essas obras podem ser lidas pelos cerca de quatro mil estudantes da rede pública.

“A Coleção Aplauso tem como proposta lançar livros com informações que corriam o risco de se perder por falta de recursos, interesse comercial e até pela inexistência de uma política voltada para resgatar, valorizar e consolidar a rica trajetória da produção brasileira nas artes cênicas”, diz Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

A cada ano, a Imprensa Oficial consolida sua longa parceria com a Mostra de Cinema. Um dos exemplos deste trabalho é a produção gráfica dos catálogos da Mostra, realizada pela Imprensa Oficial.

“Nosso lançamento em 2007 foi um sucesso enorme e vimos com satisfação toda a classe artística reunida em momentos emocionantes, como a última aparição pública de Rubens de Falco e homenagens a veteranos como Tatiana Belinky”, lembra Rubens Ewald Filho.

Os lançamentos da Coleção Aplauso custam R$ 15,00 (formato de bolso) e R$ 30,00 (especiais) e podem ser adquiridos nas livrarias ou pelo site www.imprensaoficial.com.br.

Confira abaixo os lançamentos:

Série Especial

Walmor Chagas – Ensaio Aberto para Um Homem Indignado (Djalma Limongi Batista)

Série Cinema Brasil

Agostinho Martins Pereira – O Idealista (Maximo Barro)
Antonio Carlos da Fontoura – Espelho da Alma (Rodrigo Murat)
Geraldo Moraes – O Cineasta do Interior (Klecius Henrique)
Ivan Cardoso – O Mestre do Terrir (Remier Lion Rocha)
Mauro Alice – Um Operário do Filme (Sheila Schvarzman)
Miguel Borges – Um Lobisomem Sai das Sombras (Antônio Leão da Silva Neto)
Orlando Senna – O Homem da Montanha (Hermes Leal)
Vladimir Carvalho – Pedras da Lua e Pelejas no Planalto (Carlos Alberto Mattos)
José Antonio Garcia (Marcel Nadale)

Série Perfil

Arllete Montenegro – Fé, Amor e Emoção (Alfredo Sternheim)
Geórgia Gomide – Uma atriz brasileira (Eliana Pace)
Isabel Ribeiro – Iluminada (Luís Sergio Lima e Silva)
Joana Fomm – Minha História é Viver (Vilmar Ledesma)
Lolita Rodrigues – De Carne e Osso (Eliana Castro)
Louise Cardoso – A mulher do Barbosa (Vilmar Ledesma)
Regina Braga – Talento é um Aprendizado (Marta Goés)
Sônia Guedes – Chá das Cinco (Adélia Nicolete)
Vera Nunes – Raro Talento (Eliana Pace)

Série Teatro Brasil

Celso Nunes – Sem Amarras (Eliana Rocha)

Roteiros

Fim de Linha
Estômago
Cidade dos Homens
Batismo de Sangue
Onde andará Dulce Veiga?
Os 12 Trabalhos
O Ano em que meus pais saíram de férias
Chega de Saudade
O Céu de Suely
Quanto Vale ou é por Quilo
Não por acaso

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.