Cora (2019)
2064. Cora, uma norueguesa, encontra um documentário inacabado no qual Benjamim, seu pai brasileiro, tentava investigar, 50 anos antes, a história dos próprios pais dele: Teo, que morreu louco quando ele ainda era criança, e Elenir, uma mulher misteriosa de quem ele mal ouviu falar. Em sua investigação, Benjamin descobre que ambos fazem parte de um complexo quebra-cabeça familiar, cheio de traumas e tabus, no qual ele começa a se ver como uma das peças principais. O material presente no documentário de Benjamim é organizado e comentado por sua filha, na tentativa dela de compreender o passado perdido de sua família.
Cora é um filme inteiramente fictício, apresentado ao espectador como se fosse o documentário de uma mulher no futuro, que por sua vez é construído a partir de um documentário feito pelo pai dela no presente, que por sua vez tenta recontar a história da própria família dele no passado. Enquanto essa trama se desenvolve como um autêntico quebra-cabeça, nos aprofundamos na história e na personalidade de uma gama de personagens únicos – vivos e mortos –, representantes de diversas linhagens e gerações de uma São Paulo em constante transformação. Cora investe na pesquisa de linguagem, na soma de camadas audiovisuais e na radicalização de pontos-de-vista para fortalecer as sensações de curiosidade, angústia e incompletude em relação ao que está sendo contado, causando um embaralhamento na cabeça do espectador e um tipo singularmente forte de engajamento com a história.
Ficha Técnica
Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.
Veja logo abaixo a equipe técnica de Cora (2019) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:
Direção: Gustavo Rosa de Moura e Matias Mariani
Roteiro: Gustavo Rosa de Moura e Matias Mariani
Produção: Gustavo Rosa de Moura, Tatiana Leite e Valeria Richter
Empresas Produtoras: Bubbles Project | Nordic Factory Cph
Distribuição: Pandora Filmes
Brasil/Dinamarca | Drama | cor | 81 min. | 2019
Classificação: 14 anos
Bibliografia
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cora. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cora/
MIRA FILMES. Cora. Disponível no endereço: http://mirafilmes.net/photos/cora
2 comentários sobre “Cora (2019)”