fbpx

Cris D’Amato

FOTO Cris DamatoCris D’Amato é uma cineasta brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ). Formou-se em Jornalismo em 1989, mas nunca abandonou a paixão pelo cinema e o teatro, fundando, em 1991, sua primeira companhia teatral, a Limite 151.

Estreou como diretora de cinema com o pé direito! Após trabalhar como assistente de direção em mais de trinta filmes brasileiros, tais como Tainá, uma aventura na Amazônia (1999), Amores possíveis (2001) e Avassaladoras (2002), Muito Gelo e Dois Dedos D’Água (2006) e Primo Basílio (2007).

Com Daniel Filho, trabalhou como assistente em Se eu Fosse Você, Se eu Fosse Você 2, Tempos de Paz, Chico Xavier – O Filme e como codiretora em Confissões de Adolescente.

Assumiu, pela primeira vez, a direção de um longa-metragem no drama Sem Controle, em 2006. O filme, estrelado por Eduardo Moscovis e Milena Toscano, lhe rendeu o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, em 2008.

Na TV Globo, com coprodução da Lereby, dirigiu os seriados As Cariocas (2010), As Brasileiras (2012) e Pé na Cova.

Desde então, Cris d’Amato dirigiu filmes Confissões de Adolescente – O Filme (2013) e o grande sucesso S.O.S. Mulheres ao Mar, lançado em 2014. O êxito de bilheteria proporcionou à cineasta visibilidade comercial e engatou outros longas-metragens de igual sucesso, como S.O.S. Mulheres ao Mar 2 (2015), Linda de morrer (2015) e É fada! (2016).

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cris D’Amato. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cris-damato/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Cris D’Amato

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.