fbpx

Cristiano Requião

Biografia

Cristiano Euclides Requião, em arte mais conhecido como Cristiano Requião, é um diretor de fotografia e escritor brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ). Profissional de cinema há trinta anos, trabalha como assistente de direção e diretor de fotografia em onze longas nacionais e estrangeiros, além de algumas centenas de filmes institucionais. É primo do governador Roberto Requião.

Fotografou seu primeiro documentário em 1980, Memória de Uma Época, em parceria com o veterano fotógrafos Roland Henze, de que é muito amigo. É autor do primeiro documentário de montanhismo para o cinema, Dedo de Deus (1986).

Montanhista há duas décadas, publica os livros Manual do Excursionista (1991) e Manual do Montanhista (2008).

Filmografia

1979/83- Eugênio Gudin – o Homem de Dois Séculos (CM) (fot.) (cofot. Tuker Marçal, Paulo Rufino e José Sette de Barros); 1980-Memória de Uma Época (CM) (cofot. Roland Henze); 1986-O Dedo de Deus (CM) (dir.); 1987Cajueiro, Um Quilombo na Era Espacial (CM) (cofot. Cezar Moraes); 1988-As Aventuras de Sérgio Mallandro (cofot. Luiz Mauro); Tempos Pós-Modernos (CM); 1990-Causos (CM) (cofot. Tony Rabatoni e Gilberto Heck); Noventa Minutos (CM) (cofot. Ronado German); 1991-O Filme da Minha Vida (cofot. Nelio Ferreira Lima); 2009-Enquanto Faço as Unhas (CM) (dir.).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.