fbpx

Crítico (2008)

Trailer

Assista abaixo o trailer do filme disponível no Youtube:

Sinopse

Um filme sobre ver e fazer cinema. Este documentário de Kleber Mendonça Filho, resultado importante da montagem de 8 anos de captação documental, com uma câmera Mini-DV, esclarece dúvidas referentes ao dia-a-dia daqueles que estão envolvidos com o meio audiovisual e, acima de tudo, nos traz importantes reflexões sobre o papel teórico, documental, e cinéfilo do crítico.

Imagens de um projetor e de películas são intercaladas com imagens da tiragem de uma imprensa e folhas impressas, tal montagem paralela aborda o tema que irá se desenvolver no decorrer do filme e, assim como estas imagens, o embate entre a crítica e os que a recebem nos é apresentado por meio de depoimentos que foram coletados pelo diretor no decorrer de 8 anos.

Os depoimentos nos são apresentados em blocos que são expostos por temas, criando desta forma uma linha narrativa para o espectador, que passa a refletir sobre esta profissão tão polêmica no meio audiovisual.

Impossível falar do documentário sem falar da profissão de quem o fez, a metalinguagem não é a única peculiaridade deste filme, a outra é que seu diretor é um crítico e, a partir daí, podemos concluir que o filme reflete sua profissão.

Um filme sobre aqueles que produzem cinema e os que se propõem a observar e tecer seus comentários a respeito. Este é o mote do documentário “Crítico”, de Kléber Mendonça Filho, em cartaz a partir de hoje.

Na produção, primeiro longa-metragem do crítico de cinema, jornalista e produtor de curtas, cerca de 70 cineastas e críticos do mundo inteiro discutem o cinema a partir do conflito entre artista e observador.

Os depoimentos foram captados entre 1998 e 2007, durante diversos festivais realizados no Brasil, Estados Unidos e Europa. Entre os entrevistados, estão diretores renomados, como Gus Van Sant, Walter Salles, Eduardo Coutinho e Nelson Pereira dos Santos, e críticos de cinema de diversas nacionalidades, como Luiz Zanin Oricchio, do jornal “O Estado de S. Paulo”, e Deborah Young, que trabalhou na revista “Variety” por quase três décadas e mora em Roma.

Além das tensões presentes na convivência entre as partes, são abordadas no documentário questões como a mudança de paradigma da atividade de crítico de cinema após o surgimento internet, a falta de preparo de pessoas que assumem esta posição e, ainda, a relação da categoria com as grandes companhias de cinema, as chamadas majors.

Elenco

Gus Van Sant
Walter Salles
Eduardo Coutinho
Nelson Pereira dos Santos
Luiz Zanin Oricchio
Deborah Young

Ficha Técnica

Direção: Kleber Mendonça Filho

Bibliografia

Internet:

http://paginadocinema.com.br/documentarios – Brasil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.