fbpx

Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro (1998)

Sinopse

Reinvenção da vida, obra e morte do poeta catarinense Cruz e Sousa (1861-1898), fundador do Simbolismo no Brasil e considerado o maior poeta negro da língua portuguesa.

Através de 34 estrofes visuais, o filme rastreia desde as arrebatadoras paixões do poeta em Florianópolis até seu emparedamento social, racial, intelectual e trágico no Rio de Janeiro.

Elenco

Carol Xavier
Cora Araujo Oestroem
Danielle Ornelas
…. Petra Antióquia
Guilherme Weber
Jacques Basseti
Jaqueline Valdivia
João (I) Pinheiro
Julie Phillipe dos Santos
Kadu Karneiro
…. Kadu Carneiro
Léa Garcia …. Carolina
Luigi Cutolo
Marcelo Perna
Marco Aurélio Borges
Maria Ceiça
…. Gavíria
Ricardo Bussy

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro (1998) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Sylvio Back
Roteiro: Sylvio Back
Direção de Fotografia: Antonio Luiz Mendes
Montagem: Francisco Sérgio Moreira
Música original: Silvia Beraldo
Duração: 86 min.

Prêmios

:: Prêmio Glauber Rocha de melhor filme dos três continentes (Ásia, África e América Latina);
:: Menção honrosa pela pesquisa de linguagem da crítica internacional no XXIX Festival Internacional de Cinema de Figueira da Foz (Portugal), 2000.

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cruz-e-sousa-o-poeta-do-desterro/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro (1998)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.