fbpx

Cyril Arapoff (1898-1976)

Biografia

FOTO Cyril ArapoffCyril Arapoff é um diretor de fotografia nascido na Rússia, em 1898. Em 1918, após a Primeira Guerra Mundial, é forçado a abandonar seu país. Radica-se na Inglaterra em 1933. Interessado por fotografia, monta um estúdio em Oxford, tornando-se fotógrafo oficial do Anton Dolin Ballet. Passa a trabalhar como free lance para várias revistas e começa a desenvolver carreira documental, adotando Londres como grande foco de seu trabalho e usando uma Rolleiflex rápida em miniatura, câmera muito popular na época. Suas fotos passam a merecer grandes exposições.

Em 1937, muda totalmente o foco de sua carreira, passando a dirigir fotografia de cinema. Seu primeiro filme é um documentário sobre um alambique para a Strand Film Company. Passa a trabalhar com diretores importantes de todo o mundo. Arapoff assina a fotografia de dezenas de documentários: para a Strand Film, entre 1942/43, fotografa Nanpower, Cotswold Faph, Seeds of Science, Welcome to Britain e Our Country; para a Crown Film Unit, The Land of Promisse; Para a Paul Rotha Films: The City Speaks, History of Writing (premiado em Veneza) e Water Ways; para a Wandyke Films, The Strangers Came; para o Exército Inglês, Health In Our Time e para a Public Relations Ship Films: Village In The Sun. Na Itália, realiza para a Adrien Reed Production, Naval Artificier para a Data Films, Mining Review e para a Metronic Factory, World Wide’, documentário de publicidade.

Já consagrado como um dos melhores diretores de fotografia do mundo, em 1952, chega ao Brasil, convidado por Alberto Cavalcanti, para ser o fotógrafo do filme O Canto do Mar. Por aqui assinaria a fotografia de mais um filme somente, Traficantes do Crime, em 1958.

Em 1961 retorna à Inglaterra para trabalhar para a National Coal Board Film Unit, até sua morte em 1976, aos 78 anos de idade.

Filmografia

1946 :: Land Of Promise (Inglaterra);
1947 :: A City Speaks (Inglaterra);
1949 :: You Can’t Fool An Irishman (Inglaterra/Irlanda);
1952 :: O Canto do Mar (cofot.. Paolo Reale);
1958 :: Traficantes do Crime (cofot.. Afrodísio de Castro, Ângelo Riva, Silvio Carneiro e Dinand).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de fotógrafos do cinema brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

20TH CENTURY LONDON. http://www.20thcenturylondon.org.uk/arapoff-cyril

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.