fbpx

Damas do Samba (2013)

Trailer

Sinopse

Reflexão sobre o papel da mulher no samba. Mulheres que são pastoras, compositoras, passistas, musas, tias, intérpretes e muitas outras mulheres que fazem parte da construção de uma identidade nacional mestiça. Uma retrospectiva na trajetória do samba ao longo da história com enfoque no papel das mulheres em sua construção e composição.

Desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação até os dias de hoje. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, mulatas, intérpretes e até mesmo como operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura. Este filme faz um breve passeio pela história de algumas dessas mulheres, reverenciando e reconhecendo a sua força e a contribuição para a construção deste enredo.

Damas do Samba lança um olhar de provocação sobre o papel da mulher no samba e tem como tônica a força feminina, que impulsiona e ajuda a fazer do samba o maior e mais representativo ritmo popular brasileiro. Seja como passista, madrinha, musa ou operário do carnaval, a mulher realça seu protagonismo, emprestando ao samba não somente sua imagem como também seu espírito empreendedor, sua criatividade e sua natureza inspiradora.

Depoimentos de Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Rosa Magalhães, Tia Surica, Nilce Fran, Márcia Lage, Lucinha Nobre, Wilma Nascimento, Dona Zica, entre outras tantas damas, estão presentes no filme.

Elenco

Mariene de Castro
Dona Ivone Lara
Nilze Carvalho,
Tia Surica
Vilma Nascimento
Lucinha Nobre
Pinah

Beth Carvalho
Leci Brandão

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Damas do Samba (2013) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Susanna Lira
Roteiro: Susanna Lira
Assistente de Direção: MURIEL ALVES
Consultora de conteúdo: HELENA THEODORO
Produção executiva: Luciana Freitas e Nuno Godolphim
Produção: JOÃO JOANNOU, CLARICE TENÓRIO, VERIDIANA CARDOSO, LUCAS LINS E SILVA, MICHEL CARVALHO, LUCIANA OPERTI e LIVIA NUNES
Direção de Produção: SABRINA BITENCOURT
Direção de Fotografia: PEDRO FAERSTEIN
Assistência de câmera: ANDERSON TEIXEIRA, MARIANA BLEY, WAGUINHO, MIKA NOBRE, BIA MAURO e VLAD MANCARO
Fotografia Adicional: UIRÁ FORNACIARI, IGOR CABRAL e ANGELO ROSÁRIO
Montagem: Paulo Mainhard
Som Direto: ETIENNE CHAMBOLLE, Tito Gomes e PEDRO FARIA
Edição de som: Tito Gomes
Finalização de cor: PAULO M. DE ANDRADE
Empresa Produtora: Modo Operante Produções
Distribuição: Elo Company

Brasil | Doc | cor | DCP | 75 min. | 2015

Bibliografia

Internet:

DAMAS DO SAMBA – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: http://damasdosamba.com.br/
FESTIVAL DO RIO. Damas do Samba. Disponível no endereço: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/damas-do-samba
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Damas do Samba. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/damas-do-samba/
TVE BRASIL. Damas do Samba. Disponível no endereço: http://tvbrasil.ebc.com.br/damas-do-samba

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.