fbpx

Dandara Mariana

Dandara Mariana é uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) em 1988.

Filha do ator Romeu Evaristo e da consultora internacional Elizabeth Correa Nahas, desde menina já mostrava interesse em seguir a carreira artística. Na adolescência montou com as amigas um grupo cover das Spice Girls. Era a Melanie Brown. Seu pai a incentivava tanto, que acompanhava o grupo como iluminador das apresentações.

Quando terminou a escola, o gosto pela decoração e artes falou mais alto. Dandara acabou optando pelo curso de arquitetura. Não demorou muito e percebeu que fez a escolha errada. Amiga de Lázaro Ramos e Taís Araújo, ela foi convidada para uma participação no programa As Aventuras de Parabólico, no Canal Brasil, dirigido pelo ator. Ali teve a certeza do que queria: fazer artes cênicas. Em 2007, se matriculou na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). E finalmente se sentiu no lugar certo.

Em seu currículo, Dandara tem clássicos como Toda Nudez será Castigada, de Nelson Rodrigues; Do Mundo Nada se Leva, de George S. Kaufman e Moss Hart; e Antígona, de Sófocles. Música e dança voltaram a sua vida ao fazer três musicais: Orfeu da Conceição, O Bem do Mar – Dorival Caymmi, e Garrincha – este no papel da cantora Elza Soares. Em setembro de 2018, ela interpretou a sambista Dona Ivone Lara na fase jovem, no musical Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro (O Musical).

Nos cinemas, integrou o elenco de Aparecida – O Milagre (2010), O Concurso (2013), Um Candidato Honesto (2014), Através da Sombra (2015), Dona Flor e Seus Dois Maridos (2017), Intervenção (2019), entre outros.

Em 2017 estreou como Marilda em A Força do Querer. Mais uma vez a dança pontou sua carreira. Na novela de Glória Perez, ela interpretou uma ribeirinha que arrasa ao dançar carimbó, sendo a melhor amiga da protagonista Ritinha (vivida por Isis Valverde). Antes, também na TV, interpretou a jovem Tamtam, em Malhação (2012); fez participação na série Na Forma da Lei e nas novelas Babilônia (2015) e A Regra do Jogo (2015).

Em 2019, a atriz protagoniza na novela Verão 90 graus, da TV Globo, como a dançarina Dandara Brasil. Ela gosta de dizer que abraça todo tipo de manifestação artística. A arte faz parte da minha vida. Estou constantemente me permitindo, abrindo os meus sentidos, seja cantando, dançando, desenhando, escrevendo, lendo, observando… Me coloco a serviço dela, afirma, acrescentando que sua outra paixão é viajar. Já foi para a Austrália, Japão, Índia, Inglaterra, Dandara não para e vai longe para buscar seus sonhos.

Filmografia

2022 :: Casamento à distância
2019 :: Intervenção
2018 :: O Casaco (CM)
2017 :: Dona Flor e Seus Dois Maridos
2015 :: Através da Sombra
2014 :: Um Candidato Honesto
2013 :: O Concurso
2012 :: Billi Pig
2010 :: Aparecida – O Milagre

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Dandara Mariana. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/dandara-mariana/
MÁRCIO DAMASCENO. Dandara Mariana. Disponível no endereço: https://www.marciodamasceno.com.br/portfolio/dandara-mariana/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Dandara Mariana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.