fbpx

Daniela Arbex

FOTO Daniela ArbexDaniela Arbex é uma jornalista, escritora, cineasta, roteirista e produtora de cinema brasileira nascida no dia 19 de abril de 1973. Graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1995. Iniciou a carreira no Jornal Tribuna de Minas, do qual atualmente é repórter especial. Mesmo trabalhando distante dos grandes centros, conseguiu reconhecimento para o seu trabalho de repórter investigativa.

Foi repórter especial do Jornal Tribuna de Minas por 23 anos e atualmente dedica-se à literatura.

Daniela Arbex é autora do best-seller Holocausto brasileiro, reconhecido como Melhor Livro-Reportagem do Ano 2013 pela Associação Paulista de Críticos de Arte e 2º Melhor Livro-Reportagem no Prêmio Jabuti 2014. Com mais de 150 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição prevista em mais de 20 países.

Em 2015, lançou mais um sucesso, Cova 312, abordando a ditadura de uma forma que a história oficial nunca fez. O livro foi vencedor do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Livro-Reportagem.

Lançou em 2018, Todo dia a mesma noite: a história não contada da Boate Kiss, livro que narra a história não contada da Boate Kiss.

Daniela Arbex tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award 2010.

Uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, Daniela Arbex foi eleita a melhor repórter investigativa do Brasil em 2020 pelo Troféu Mulher Imprensa, além de acumular ainda mais de 20 outros prêmios, nacionais e internacionais, no currículo, entre eles o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina 2009, o americano Knight International Journalism Award 2010 e três Prêmios Esso.

:: Filmografia como Diretora ::

2016 :: Holocausto Brasileiro (codir. Armando Mendz)

:: Filmografia como Roteirista ::

2016 :: Holocausto Brasileiro

:: Filmografia como Produtora ::

2016 :: Holocausto Brasileiro

ARBEX, Daniela. Cova 312. São Paulo: Geração Editorial, 2015.
______. Cova 312. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2019.
______. Holocausto brasileiro. São Paulo: Geração Editorial, 2013.
______. Holocausto brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2019.
______. Todo dia a mesma noite: a história não contada da Boate Kiss. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2018.
______. Os Dois Mundos de Isabel: a saga da menina que nasceu no Sertão Mineiro, em 1924, e com apenas 9 anos passou a ver e ouvir coisas que ninguém compreendia. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2020.

Internet:

DANIELA ARBEX – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: http://www.danielaarbex.com.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Daniela Arbex. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/daniela-arbex/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]