fbpx

Débora Duboc

Biografia

FOTO Debora DubocDébora Duboc é uma atriz brasileira nascida na cidade de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo, no dia 04 de maio de 1965. É formada em Artes Cênicas pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Fez teatro amador em sua cidade de 1980 a 1988 com o grupo Agnosart. Com a formação acadêmica e profissional, passou a dedicar-se a levar ao teatro, sobretudo o paulistano, informações e propostas novas em termos de estética e literatura – como sua presença na Cia Razões Inversas, que nasceu na Unicamp sob orientação do diretor Marcio Aurélio. Com ele, Débora Duboc montou clássicos como Ricardo III, de William Shakespeare, A Bilha Quebrada, de H. Kleist, A Arte da Comédia, de Edoardo de Fellipo, e Srta. Else, de Schnitzler, entre outros.

Em 1990, estreou profissionalmente com a peça Um Trem Dentro da Noite, criação coletiva a partir de Tambores da Noite, de Bertolt Brecht, coordenada por Marco Aurélio, diretor a quem se liga profissionalmente, por meio do grupo Razões Inversas. Recebeu muitos elogios por sua atuação na peça Ricardo II, de William Shakespeare. Seguem-se A Bilha Quebrada (1993), Peça Coração (1994), Píramo e Tisbe (1995), Senhorita Else (1996), pelo qual recebe os prêmios Shell, APCA e Apetesp de melhor atriz, O Homem das Galochas (1998), As Três Irmãs (1998), A Arte da Comédia (1998), O Espírito da Terra (2000), em que entra em cena nos últimos meses de gravidez, Pedro Mico (2001).

Foi idealizadora, curadora e atriz, junto com Renato Borghi, das duas edições da Mostra Contemporânea de Dramaturgia. Montou, em 2000, sua própria companhia, a Olhar Imaginário – Núcleo de Teatro, com a qual produziu as Mostras de Dramaturgia Contemporânea (2002), em que a atriz, com outros atores, reuniram textos de novos dramaturgos, e o musical contemporâneo Espírito da Terra.

Atuou em curtas e em longas metragens. Estreou no cinema em 1999 no curta-metragem Ano Novo. Seu primeiro longa foi Latitude Zero, dirigido por Toni Venturi, com quem se casou em 1996 e teve um filho, Theo. Sua atuação nesse filme lhe rendeu dois prêmios internacionais em Miami e Kiev.

Protagonizou filmes como Cabra Cega de Toni Venturi, entre outros. Além disso, a atriz coleciona uma longa lista de importantes prêmios, como o Shell, o APETESP e o APCA de Melhor Atriz (por Senhorita Else/1997), Melhor Atriz nos Festivais de Cinema de Miami, Kiev e da Academia Brasileira de Cinema (por Latitude Zero/2002), Melhor Atriz no FestiCine Belém e no Contigo Pantene de Cinema Brasileiro (Cabra-Cega/2005). Ganhou também o Prêmio Shell Especial pela Curadoria da Mostra de Dramaturgia Contemporânea.

Na televisão, participou de um episódio do programa Você Decide, em 1999.

Atriz essencialmente teatral, tem raro talento para interpretar personagens densos e enigmáticos. Recentemente esteve à frente do elenco da peça Liberdade, Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel.

Filmografia

2020 :: A Menina que Matou os Pais
2020 :: O Menino que Matou meus Pais
2019 :: O Buscador
2011 :: Estamos Juntos
2008 :: FilmeFobia
2006 :: Tapete Vermelho …. Sebastiana
2005 :: Cabra–cega …. Rosa
2003 :: Onde quer que você esteja
2002 :: Latitude Zero …. Lena
2001 :: Memórias Póstumas
2000 :: Através da Janela
1999 :: Ano Novo (CM)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Débora Duboc. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/debora-duboc/
MONTENEGRO E RAMAN. Débora Duboc. Disponível no endereço: http://www.montenegroeraman.com.br/debora-duboc-2/
WIKIPEDIA. Débora Duboc. Disponível no endereço: https://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9bora_Duboc

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Débora Duboc

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.