fbpx

Di Carlo Araújo (1964-2021)

Francisco Carlos Araújo, em arte conhecido como Di Carlo Araújo, foi um ator, roteirista, produtor, publicitário, apresentador de TV e diretor de teatro, TV e cinema brasileiro nascido em Bragança, no Pará, no dia 10 de Fevereiro de 1964. Formou-se em Cinema, TV e Mídia Digital na Universidade Salgado de Oliveira de Juiz de Fora (UNIVERSO-JF).

Mudou-se para Juiz de Fora (MG), onde trabalhou intensamente como publicitário, abrindo sua própria agência, a Objetiva Propaganda e Produção, onde trabalhava como redator, diretor de arte e locutor em várias peças e campanhas publicitárias de rádio, tv e jornal. Conseguiu contas regionais importantes no varejo local e mineiro, como Palimontes, Drogaria Dia e Noite, China In Box, Santa Cruz Shopping, Le Postiche, Construcenter, Maxtoner, Selber Calçados, entre outras. No meio impresso, foi editor da Revista G.Mulher.

No audiovisual, atuou, produziu, roteirizou e dirigiu alguns curtas-metragens como Solidão (2005), Os Lados da Dor (2005), este codirigido com Fabrício Bittar, Serial (2007), entre outros.

No teatro, Di Carlo era, além de ator, diretor e produtor teatral. Sua atuação não ficava restrita a montagens próprias mas também produzindo localmente turnês teatrais de grupos e artistas nacionais em terras mineiras. Montou, atuou e dirigiu peças como Até que a crise nos separe, Família Unida se Lasca Unida, entre outras. Muitas de suas montagens integraram mostras e festivais de teatro, como em diversas edições da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança em Juiz de Fora, além de produzir suas próprias turnês pelo país.

No lado do humor, desenvolveu também trabalhos solos, em formato stand-up, criando personagens caricatos de figuras conhecidas da política e do meio artístico, como: Di Bolsocarlo e Luiz Inácio Mula da Silva, Cid Morreira, Willian Super Bond, Clodovilão, Sildio Santos, Enjôo Sofares, Caraentrando Meloso, dentre outros. Montou uma escola de atores, onde produzia workshops para atores.

Mudou-se para São Paulo e depois finalmente foi residir na cidade de Goiânia (GO).

Na televisão, atuou também apresentador como em Eu Sou Mais Eu, programa idealizado e criado pelo ator, onde tocava também a direção geral. Desenvolveu todo o projeto do programa juntamente com a atriz, designer e apresentadora Gisa Masser, fechando contrato definitivo com a TV Vitoriosa, emissora afiliada ao SBT em terras mineiras, em meados de 2021.

Di Carlo faleceu em Goiânia (GO), aos 57 anos, no dia 13 de setembro de 2021, vítima de uma hepatite medicamentosa.

:: Filmografia como Diretor ::

2007 :: Serial (CM)
2005 :: Os Lados da Dor (CM) (codir. Fabrício Bittar)
2005 :: Solidão (CM)

:: Filmografia como Ator ::

2007 :: Serial (CM)
2005 :: Os Lados da Dor (CM) …. Padre
2005 :: Solidão (CM) …. Narração

:: Filmografia como Roteirista ::

2007 :: Serial (CM)
2005 :: Solidão (CM)

:: Filmografia como Produtor ::

2007 :: Serial (CM)
2005 :: Solidão (CM)

:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::

2007 :: Serial (CM)
2005 :: Os Lados da Dor (CM)
2005 :: Solidão (CM) (cofot. Franz Wolf)

:: Filmografia como Operador de Câmera ::

2007 :: Serial (CM)
2005 :: Os Lados da Dor (CM)
2005 :: Solidão (CM)

:: Filmografia como Montador ::

2005 :: Os Lados da Dor (CM)
2005 :: Solidão (CM)

:: Filmografia como Diretor de Arte ::

2005 :: Os Lados da Dor (CM)

Internet:

CRIATIVA ONLINE. Morre apresentador e ator Di Carlo Araújo, aos 57 anos, em Goiânia. https://criativaonline.com.br/morre-apresentador-e-ator-di-carlo-araujo-aos-57-anos-em-goiania/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Di Carlo Araújo. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/di-carlo-araujo/

Franco Groia

Franco Groia

Pesquisador com foco na história do Cinema Brasileiro e desenvolvimento do mercado audiovisual no Brasil, é o criador e Coordenador Geral do Portal 'História do Cinema Brasileiro'. É Professor Universitário na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - Campus Juiz de Fora (MG). contato: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.