fbpx

Dia dos Pais (2008)

Teaser

Sinopse

O documentário Dia dos Pais é um road-movie. Uma viagem por quatro pequenas cidades da antiga e rica região do café, hoje abandonada. A importância histórica e econômica do passado transparece indiretamente pela memória da linha do trem e de suas antigas fazendas em contraste com o presente e o cotidiano pobre enfocados no filme. Em um estilo de cinema direto acompanha-se o dia-a-dia dos personagens e das cidades que compõem o documentário.

Seguindo viagem chegamos a Bananal, cidade de origem da família da diretora Julia Murat. Nesse momento Julia se torna personagem e vai contar a história de seu avô falido após uma trapaça de um amigo contador. A busca por conhecer as cidades do Vale do Paraíba passa a se misturar com uma busca pela identidade de sua família.

Dia dos Pais foi produzido pela Taiga Filmes e Vídeo, que já produziu 6 longas-metragens que estiveram nos mais importantes festivais do mundo, como Berlim, Sundance Film Festival, Toronto Film Festival.

Este filme é a estréia de Julia Murat e Leonardo Bittencourt. Julia dirigiu “A velha, o canto, as fotos”, 2001 e “Ausência”, 2003, além de vídeos experimentais, institucionais e a vídeo-instalação “Desvelar”. Ela possui uma experiência diversificada como assistente de direção, assistente de câmera e montadora em 8 longa-metragens, publicidades, documentais e curtas. Leonardo Bittencourt é artista plástico e fotógrafo. Há seis anos trabalha profissionalmente como câmara. Realizou as exposições “Retrato falado” e “Horizonte”, além de dirigir e fotografar o curta “…”, que obteve menção honrosa na Mostra do Filme Livre 2007.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Dia dos Pais (2008) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Julia Murat e Leonardo Bittencourt
Roteiro: Julia Murat e Leonardo Bittencourt
Produção-executiva: Marilia Nogueira
Co-produção: Bernardo Varela e Meios e Mídia
Fotografia: Leo Bittencourt
Montagem: Julia Murat
Edição de som: Maria Muricy
Mixagem: Claudio Valdetaro
Tratamento de Imagem e Finalização: Daniel Canela
Empresa Produtora: Taiga Filmes

Bibliografia

Internet:

BLOG JULIA MURAT. http://juliamurat.blogspot.com/
TAIGA FILMES. http://www.taigafilmes.com/filmes.html

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Dia dos Pais (2008)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.