fbpx

Diário de uma busca (2010)

Trailer

Sinopse

Outubro, 1984. Celso Afonso Gay de Castro (1943-1984), jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou a força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flavia Castro, filha de Celso e diretora do filme que decide reconstruir a história da vida e da morte do homem singular que foi o seu pai.

É uma viagem no tempo e na geografia: a diretora volta a Porto Alegre, Santiago, Buenos Aires, Caracas e Paris, cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político.

O resultado é um documentário poderoso e comovente que combina magistralmente a intriga policial, os testemunhos de familiares e companheiros e o relato na primeira pessoa de uma infância vivida entre o exílio e a luta armada.

As vozes imbricadas de Celso (de suas cartas) e de sua filha constroem um retrato íntimo de uma relação marcada pela história e pela ausência. A diretora Flavia Castro reconstitui os passos do pai Celso Afonso Gay, que, na luta contra a Ditadura Militar, viveu em diferentes países da América do Sul, e que morreu num até hoje inexplicável assalto a uma mansão em Porto Alegre, em 1984, quando já havia voltado ao país.

Elenco

Sandra Macedo
Castro, Celso
Flavia Castro
Joca

Narração:
João Paulo M. Castro
Flavia Castro

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Diário de uma Busca (2010) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Flavia Castro
Roteiro: Flavia Castro
Produção: Flavia Castro
Produção executiva: Flavio Ramos Tambellini e Estelle Fialon
Produtor associado: Yaël Fogiel e Laetitia Gonzalez
Direção de fotografia: Paulo Castiglioni
Câmera: Paulo Castiglioni
Som direto: Valéria Ferro
Mixagem: Eric Rey
Montagem: Flavia Castro
Montagem de Som: Eric Rey e Waldir Xavier
Companhia Produtora: Tambellini Filmes e Produções Audiovisuais Ltda.
Companhias co-produtoras: Les Films du Poisson | 24 Imagens Production
Companhia Distribuidora: Videofilmes

Brasil | Doc | 105 min. | cor

Bibliografia

Fontes utilizadas:

MSP/34

Internet:

ANCINE. Disponível em: http://www.ancine.gov.br/outros-sistemas/consulta-cpbs. Acesso em: 07.12.2012.
DIÁRIO DE UMA BUSCA – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: http://www.diariodeumabusca.com.br/. Acesso em: 07.12.2012.
FACEBOOK. Disponível no endereço: https://www.facebook.com/pages/Diário-de-Uma-Busca/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Diário de uma busca. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/diario-de-uma-busca/

Observações:

MSP/34 indica que o filme foi feito em digital, mas não específica o formato.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.