fbpx

Dóris Monteiro

Biografia

Adelina Dóris Monteiro, em arte mais conhecida como Dóris Monteiro, é uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 20 de outubro de 1934.

Com grande vocação para o canto, sua primeira apresentação em público acontece em 1949, no programa radiofônico de Renato Murce. Com o sucesso, ganha um contrato com a Rádio Tupi e apresenta-se regularmente.

Faz sua estreia no cinema em 1952 no filme Com o Diabo no Corpo, interpretando a canção Coimbra. No filme Agulha no Palheiro, ganha o papel principal e o prêmio de melhor atriz de 1953, no I Festival de Cinema.

Alterna sua carreira entre rádio, disco, televisão e cinema. A partir da década de 1960, dedica-se mais à carreira de cantora, fazendo duetos memoráveis ao lado de Miltinho.

Nos últimos anos afasta-se da vida artística, fazendo apresentações esporádicas na televisão.

Filmografia

1975 :: Assim Era Atlântida
1964 :: Copacabana Palace (The Girl Name) (Itália/França/Brasil)
1964 :: Sol sobre a Lama
1958 :: E o Espetáculo Continua
1957 :: De Vento em Popa
1957 :: Tudo é Música
1955 :: A Carrocinha
1954 :: Carnaval em Caxias
1954 :: Rua sem Sol
1953 :: Agulha do Palheiro
1952 :: Com o Diabo no Corpo

Biografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Dóris Monteiro. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/doris-monteiro/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Dóris Monteiro

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.