fbpx

Downtown Filmes

Histórico

A Downtown Filmes é uma distribuidora dedicada exclusivamente ao lançamento de filmes brasileiros. Em seu portifólio, já incluem Chico Xavier, Do Começo ao Fim, Divã, Salve Geral, Lula o filho do Brasil, e muitos outros.

Fundada em 2006, sua estratégia de atuação é assegurar a distribuição do melhor do cinema nacional, através da colaboração com os principais produtores e diretores brasileiros, garantindo assim sua participação nos projetos, em seus diferentes estágios de desenvolvimento.

Isso garantiu à Downtown Filmes, a partir de 2008, a distribuição de importantes filmes que alcançaram um publico expressivo, como Meu Nome Não é Johnny, de Mauro Lima; Divã e Chico Xavier, de Daniel Filho.

Em 2010 foi responsável pela distribuição da comédia De Pernas Pro Ar, de Roberto Santucci, e Cilada.com, de José Alvarenga Jr.. Os dois filmes tornaram-se os maiores sucessos do ano: juntos venderam mais de 6,6 milhões de ingressos.

Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até janeiro de 2020, a Downtown Filmes lançou 147 longas nacionais, que acumularam mais de 157 milhões de ingressos vendidos.

A Downtown Filmes também incentiva novos talentos. Faz parte da sua carteira, filmes selecionados e premiados em importantes festivais nacionais e estrangeiros, como Crime Delicado e Cão sem Dono, de Beto Brant, O Céu de Suely, de Karim Anöuz, Estômago, de Marcos Jorge e Só Dez Por Cento É Mentira, de Pedro Cezar; e pelo documentário Lixo Extraordinário, dos diretores João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker, indicado ao Oscar de melhor documentário em 2011.

A empresa é dirigida por Bruno Wainer, que tem no seu currículo a distribuição de alguns dos maiores sucessos do cinema brasileiro, entre os quais se destacam OLGA, de Jayme Monjardim; OS NORMAIS, de José Alvarenga Jr.; CENTRAL DO BRASIL, de Walter Salles Jr.; e CIDADE DE DEUS, de Fernando Meirelles.

Em 2013, a distribuidora lançou dois grandes sucessos: De Pernas pro Ar 2, que ultrapassou a marca de 4,8 milhões de espectadores e Minha Mãe é uma Peça, com mais de 4,6 milhões de ingressos vendidos. Desde sua fundação em 2006 até dezembro de 2013, a Downtown Filmes acumulou mais de 50 milhões de ingressos com o lançamento de 60 filmes, o que a elevou a categoria de principal distribuidora de filmes nacionais no país.

Entre os maiores sucessos da distribuidora estão Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3, estrelados por Paulo Gustavo; De Pernas Pro Ar 1 e 2, e Loucas Pra Casar, com Ingrid Guimarães; Chico Xavier; Elis; Fala Sério, Mãe!, com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela; Os Farofeiros, com Mauricio Manfrini e Cacau Protásio; Minha Vida em Marte, com Paulo Gustavo e Monica Martelli; Cine Holliúdy 1 e 2 e Simonal.

Neste primeiro semestre será lançado o No Gogó do Paulinho, repetindo a dupla de sucesso Mauricio Manfrini e Cacau Protásio, e Eduardo e Monica, com Gabriel Leone e Alice Braga.

Bibliografia

Internet:

DOWNTOWN FILMES. Disponível no endereço: http://www.downtownfilmes.com.br
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Downtown Filmes. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br//downtown-filmes
TWITER. Disponível no endereço: http://twitter.com/downtownfilmes
YOUTUBE – CANAL OFICIAL. http://www.youtube.com.br/downtownfilmesbr

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

20 comentários sobre “Downtown Filmes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.