fbpx

Dráuzio Varella

Biografia

FOTO Drauzio Varella 01Dráuzio Varella é um médico, escritor e apresentador de tv nascido em São Paulo, em 1943. É médico cancerologista, formado em Medicina pela USP e trabalhou por vinte anos no Hospital do Câncer.

No início dos anos 1970, trabalhou com o professor Vicente Amato Neto, na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga.

Como médico, também foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS no Brasil. No ano de 1986, sob a orientação do jornalista Fernando Vieira de Melo, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à AIDS.

Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru), onde trabalhou como médico voluntário por treze anos (até a desativação do presídio, em 2002), experiência que rendeu o livro Estação Carandiru (1999) ganhou os prêmios Jabuti de Não-Ficção e Livro do Ano. Nas ruas do Brás (2000) recebeu o Prêmio Novos Horizontes, da Bienal de Bolonha, e Revelação Infantil, da Bienal do Rio de Janeiro.

Na Amazônia, região do Baixo Rio Negro, dirige um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos.

Como escritor, é autor, entre outros, de Nas ruas do Brás (2000), vencedor do Prêmio Novos Horizontes, da Bienal de Bolonha, e Revelação Infantil, da Bienal do Rio de Janeiro; Macacos (Publifolha, 2000); Por um fio (2004); Cabeça do cachorro (TerraBrasil, 2008), em parceria com o fotógrafo Araquém Alcântara; e Correr: o exercício, a cidade e o desafio da maratona (2015).

Até hoje atende na Penitenciária Feminina da Capital. Paralelamente, desenvolve sua carreira de apresentador em programas televisivos. Recentemente apresentou a série no Fantástico, na Rede Globo, chamada Corpo Humano – o que acontece dentro da gente).

Publicações

ALCÂNTARA, Araquém; VARELLA, Dráuzio. Cabeça do cachorro. : TerraBrasil, 2008.
VARELLA, Drauzio. Prisioneiras. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
______. Nas águas do Rio Negro. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017.
______. Palavra de médico. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
______. Correr: o exercício, a cidade e o desafio da maratona. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
______; CESCHIN, Mauricio. A saúde dos planos de saúde. : Paralela, 2014.
______. Carcereiros. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
______; JARDIM, Carlos. Primeiros Socorros. : Claro Enigma, 2011.
______. A Teoria das Janelas Quebradas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
______. O médico doente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
______. Borboletas da Alma. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
______. Por um fio. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
______. De braços para o alto. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.
______. Nas ruas do Brás. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.
______. Macacos. São Paulo: Publifolha, 2000.
______. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Bibliografia

Livros:

BELLOTTO, Tony (org.). São Paulo Noir. : Casa da Palavra, 2016.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Dráuzio Varella. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/drauzio-varella/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]